O governo do Acre, por meio das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Educação e Cultura (SEE), participa nos dias 25 e 26 de setembro de uma oficina em Brasília (DF) para preparação da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), com foco na formação de jovens líderes em sustentabilidade e justiça climática.
Sob o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, a conferência, que é organizada pelos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Educação (MEC) e Tecnologia (MCTI), objetiva mobilizar adolescentes e jovens de todo o Brasil a refletir, discutir e propor ações e projetos no contexto da temática socioambiental, com desafios e alternativas, no âmbito escolar, dos municípios, dos estados e do Distrito Federal. Além disso, busca destacar a importância e o papel da educação na construção de uma sociedade mais sustentável.
Durante o encontro, são discutidos pontos estratégicos para a organização das etapas da CNIJMA. Como, por exemplo, a criação e o fortalecimento das comissões organizadoras estaduais (COE) e o apoio técnico às secretarias estaduais e municipais de Educação. Além disso, incentiva-se a simulação de conferências nas escolas, promovendo um aprendizado prático sobre as questões climáticas entre os alunos.
Objetivos da iniciativa do Acre
Os principais objetivos da oficina incluem o fortalecimento das iniciativas locais de debate ambiental e o estímulo à participação ativa dos jovens em suas comunidades. A abordagem busca, sobretudo, promover um diálogo inclusivo sobre justiça climática, com foco em estratégias eficazes que possam ser aplicadas no ambiente escolar.
João Raphael Gomes, coordenador da Educação Ambiental da Sema, destacou, então, a importância da participação do Acre na oficina. “É uma oportunidade de fortalecer o diálogo sobre a agenda climática e o papel da educação na transformação social. O evento promove maior inclusão e diversidade no ambiente escolar, inspirando ações concretas em prol da sustentabilidade e do clima. Acreditamos que essa mobilização entre educação e meio ambiente é essencial para as futuras ações”, afirmou.
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui