Abraps e Instituto Sustentabilidade Brasil: os rumos da COP30 e a força da sociedade civil

Abraps e Instituto Sustentabilidade Brasil abrem debate sobre os rumos da COP30 e a força da sociedade civil

Sustentabilidade Brasil Casa

O que temos até agora? COP30 está sendo um sucesso? Para responder a essas perguntas, a Casa Sustentabilidade Brasil, em Belém (PA), será palco, no dia 18 de novembro, de um debate sobre o papel da sociedade civil e das organizações no contexto da COP30. O encontro, promovido pelo Instituto Sustentabilidade Brasil (ISB) e pela Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps), reunirá importantes nomes do cenário nacional para refletir sobre os avanços e desafios do evento climático mais importante do planeta.

Às 18h, a abertura ficará a cargo de Elias Carvalho, presidente do ISB, e Marcus Nakagawa, presidente da Abraps. Carvalho, que vem liderando a agenda de sustentabilidade em múltiplas frentes desde o início da COP30, deve enfatizar a importância da participação colaborativa entre governos, empresas e sociedade civil na construção de soluções reais e duradouras.

“A COP30 nos traz a sensação de que o Brasil se posiciona, de fato, como articulador de um novo modelo de sustentabilidade. Mas o sucesso da conferência depende de o movimento sair do discurso e se transformar em ação concreta”, destaca Elias Carvalho.

Abraps

Assim, o debate, mediado por Ismael Rocha, conselheiro da Abraps, contará com um painel diverso e representativo. Farão parte Renata Moraes, líder do Climate Brasil; Ricardo Voltolini, da Ideia Sustentável e também conselheiro da Abraps. Além deles, participarão Jean Benevides, vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital da Caixa Econômica Federal; e Marília Robles, gerente de Sustentabilidade da Heineken.

Marcos da COP30

Ao longo da discussão, serão abordados temas como os principais marcos da COP30, curiosidades do evento, ações de destaque de empresas e governos. Além disso, será debatida a mobilização de ativistas e organizações da sociedade civil. A proposta é avaliar o impacto real da conferência até o momento.

Além disso, o evento marcará um momento cultural importante: às 19h45 será apresentado o Manifesto da Série Sustenta, com estreia de Maria Clara Flora.

A Casa Sustentabilidade Brasil, localizada a apenas 600 metros da COP30. O local se tornou como um espaço de convergência de ideias e práticas que ampliam o alcance da agenda climática. Além disso, os debates reforçam o papel da sociedade civil na construção de um futuro sustentável.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui