Aracruz é o primeiro município do Espírito Santo a aderir ao Selo Social

Município é o primeiro do Espírito Santo a aderir ao programa, que reconhece projetos de impacto social alinhados à Agenda 2030

O município de Aracruz deu um passo inédito no Espírito Santo ao formalizar sua adesão ao Programa Selo Social, iniciativa nacional voltada à valorização de projetos com impacto social positivo e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. 

A oficialização ocorreu na última terça-feira (20). O programa é conduzido pelo Instituto Selo Social, com apoio da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, e articulação do Instituto Movive.

“Encontramos em Aracruz um ambiente fértil para que esse movimento se concretize. Assim, é fundamental que todos compreendam claramente como funciona o selo, como ele será desenvolvido no próximo ano aqui na cidade e de que forma podem participar. Por isso, a construção dessa base é tão importante. Estamos muito felizes em estar aqui e dar início à história do Selo Social em Aracruz”, pontuou Fernando Assanti, presidente do Instituto Selo Social.

Aracruz cria ambiente favorável

O prefeito do município, Dr. Coutinho, o Selo Social cria um ambiente favorável para reconhecer e dar visibilidade a projetos que geram benefícios concretos para a população, estimulando parcerias e fortalecendo a cidadania.

“Ao aderirmos ao Programa Selo Social, reafirmamos nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, fortalecendo parcerias com organizações, instituições e a sociedade civil”, finalizou.

Agenda 2030

Criado em âmbito nacional, o Selo Social busca capacitar e reconhecer organizações que desenvolvem ações sociais alinhadas aos ODS. Atualmente, o programa é considerado o maior certificador social do país no segmento. Ele tem mais de 20 mil impactos sociais reconhecidos em diferentes estados e no Distrito Federal.

Assim, o processo de certificação envolve etapas como capacitações presenciais e virtuais. Além disso, há apresentação de evidências dos resultados alcançados e avaliação por um conselho externo independente, garantindo critérios técnicos e transparência.

Programa federal dos ODS

Durante o evento, a Prefeitura de Aracruz também formalizou a adesão ao programa federal “Meu Município pelos ODS (2025–2030)”. A iniciativa é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República. Assim, a proposta busca fortalecer a implementação da Agenda 2030 no nível municipal. Isso gera consonância com as diretrizes da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui