Você certamente já ouviu falar em sustentabilidade, não é mesmo?
O assunto divide opiniões e causa discussões em todo o mundo, afinal, todos os países buscam formas de conciliar objetivos econômicos junto aos de preservação ambiental.
No entanto, ações políticas, necessidades da população e a cultura devem ser levadas em consideração. Ao longo desse conteúdo será possível entender quais os desafios e soluções encontrados pelo Brasil para ter um desenvolvimento sustentável.
O que é desenvolvimento sustentável?
O desenvolvimento sustentável pode ser definido como uma ideia de crescimento e progresso através de modelos que não comprometam os recursos naturais futuros. Ou seja, é uma proposta capaz de suprir necessidades globais.
Contudo, pensar em um desenvolvimento baseado em olhares sustentáveis nos possibilita incluir conhecimentos produzidos por inúmeras culturas e formas de organizações sociais.
Com maneiras de interagir aos modos de vida, porém, sempre respeitando os recursos naturais e seus ciclos.
Sustentabilidade no Brasil
A sustentabilidade vem sendo alcançada como um desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente.
Para alguns exemplos no Brasil, as pessoas buscam um consumo maior de produtos naturais, reciclagem, uso de meio de transporte e geradores de energia menos poluentes, reutilização de materiais.
E ainda há aqueles que optaram por acompanhar programas com assinaturas eletrônicas para diminuir o uso de papéis sem necessidade nas empresas.
Agenda 2030 e o desenvolvimento sustentável no mundo
A Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável foi realizada em setembro de 2015 no Rio de Janeiro, reunindo 193 países com objetivos em comum para o desenvolvimento sustentável do mundo.
Esse foi um dos momentos políticos de maior importância para as questões ambientais.
Como resultado a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com a criação de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas associadas de forma integrada.
A espera é de que cada país cuide das suas ações ambientais, garantindo bons resultados durante 15 anos, contando a partir de 2015.
Quais são os compromissos do Brasil
Os objetivos definidos na agenda 2030 devem ser praticados por todos os países, assegurando padrões de produção e de consumos sustentáveis.
Para cumprir com tudo isso é preciso que cada governo se comprometa a realizar as ações, seja qual for o posicionamento político, o foco é apresentar resultados em 2030.
No dia a dia, campanhas de conscientização já dialogam com a consciência sustentável, como o uso de objetos produzidos a partir de aço inox, livres de BPA. O impacto ambiental será reduzido em itens básicos como copos descartáveis.
Principais desafios para a sustentabilidade no Brasil
Não são apenas desafios políticos e econômicos que estão relacionados com a sustentabilidade no Brasil. O país conta com três obstáculos centrais, o que inclui o desinteresse, a desinformação e a desigualdade social.
Entenda:
Desinteresse: mesmo que as empresas e pessoas tenham alguma noção sobre a necessidade da preservação ambiental, existem aqueles que não se importar ou não fazem nada para mudar o meio ambiente, pois não se sentem impactados pelas mudanças;
Desinformação: o maior desafio sem dúvidas é não entender a urgência de se começar a repensar nos hábitos de consumo e formas de produção, afinal, o conhecimento sobre o tema infelizmente não faz parte da realidade de muitas pessoas;
Desigualdade social: é o momento em que a pessoa compreende a necessidade de realizar mudanças, porém não tem recursos básicos para isso, como alimentação, moradia, água, energia e condições para pagar transporte público.
Quais possíveis soluções para a sustentabilidade no Brasil?
Além de consolidarem as bases para conservação ambiental, as ações buscam preservar áreas verdes, arborização urbana e recuperação de áreas degradadas. Tudo com o uso de árvores nativas.
No dia a dia, algumas ações e atitudes de como tornar a sustentabilidade uma prática da sociedade: o uso de bicicleta, ampliação de ciclovias, planos estratégicos para o desenvolvimento sustentável, troca de lixo reciclável por materiais escolares, entre outras ações cotidianas básicas para driblar os desafios da sustentabilidade no Brasil.
São exemplos simples e que todos podem seguir em todos os municípios, a fim de manter um país sustentável e preocupado com o meio ambiente.
Com tanta informação, pudemos entender de forma geral o desenvolvimento sustentável no Brasil, e como as coisas podem ser melhoradas.
Fonte: Paula Moraes / Observatório 3º Setor
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui