São Paulo recebe a 14ª Virada Sustentável com eventos gratuitos

O maior festival de sustentabilidade da América Latina, com o tema "acupuntura urbana", traz mais de 800 atividades gratuitas espalhadas pela cidade.

Virada Sustentável: Obra com 1.100 sacolas plásticas mostra os danos do plástico nos mares. — Foto: Reprodução -

A 14ª edição da Virada Sustentável acontece em São Paulo até 1º de dezembro, oferecendo mais de 800 atividades gratuitas em diversos pontos da cidade. Considerado o maior evento de sustentabilidade da América Latina, o festival, realizado em parceria com a ONU no Brasil, aborda questões como mudanças climáticas, preservação da água, biodiversidade, consumo responsável, mobilidade e justiça climática.

Neste ano, o tema “acupuntura urbana” propõe intervenções criativas em locais de grande movimentação, como parques, ruas, feiras e estações de transporte, com o objetivo de alcançar pessoas que normalmente não estão envolvidas em debates sobre sustentabilidade. Segundo André Palhano, cofundador do evento, a proposta é engajar o público de maneira positiva e inspiradora.

Um dos principais atrativos é a Prainha de Paulista, uma praia artificial situada às margens do Rio Pinheiros. Ela traz elementos de um ambiente praiano, incluindo areia natural. O local contará com programação cultural e espaço para piqueniques, convidando os paulistanos a refletirem sobre sustentabilidade enquanto desfrutam de lazer.

A 14ª Virada Sustentável oferece uma rica programação cultural, com destaque para o Slam das Minas na Casa das Rosas. Além disso, haverá sessões de cinema ao ar livre no Minhocão e no Parque Ecológico do Tietê, além de performances musicais e artísticas em feiras e estações da CPTM. Piqueniques culturais também acontecerão nos parques Augusta e Bixiga.

Programação

Instalações artísticas como o “Tsunami de Plástico”, de Mundano, e “Girassóis”, de Eduardo Baum, marcarão a edição. Projeções de artistas como Pedro Vinicio e Mari Pini transformarão as laterais de prédios da Avenida Paulista, levando o público a refletir sobre o impacto ambiental.

A Virada terá um Fórum especial com Pavan Sukhdev, economista indiano especialista em economia verde, abordando o futuro do planeta e a sustentabilidade. O evento contará com debates sobre soluções para o meio ambiente, em um espaço para compartilhar experiências e conhecimentos.

Além disso, o festival conta com a colaboração de diversas instituições como SESC-SP, Senac e Fábricas de Cultura. Dessa forma, oferecem programação em unidades de CEUs, UBSs e parques. Com tantas atividades espalhadas por toda a cidade, o evento se consolida como uma grande mobilização em São Paulo. Assim, incentivando o engajamento de todos na busca por um futuro sustentável.

A agenda completa pode ser acessada no site oficial.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui