Um artigo científico publicado na revista Nature, umas das publicações mais respeitadas do mundo, identificou uma região no Pantanal de Mato Grosso do Sul cujas rochas permanecem intactas por aproximadamente 70 milhões de anos, em uma área onde fica a Paisagem Modelo.
Os pesquisadores analisaram as rochas do Maciço do Urucum, em Corumbá e descobriram que são muito antigas, permanecendo praticamente intactas pelos últimos 70 milhões de anos segundo as análises. Até o momento, não há conhecimento de outra parte da Terra que tenha resistido por tanto tempo às adversidades.
Mato Grosso do Sul
A região fica na borda oeste de Mato Grosso do Sul, na fronteira com a Bolívia. “Os morros são imponentes e chamam atenção por sua beleza, além de abrigarem espécies endêmicas e uma rica biodiversidade”, diz trecho do artigo.
O Maciço do Urucum faz parte da Paisagem Modelo Pantanal, uma área prioritária para a conservação do bioma. Segundo o a Ecoa, conceito de Paisagem Modelo representa uma plataforma de governança colaborativa, que une uma variedade de pessoas e grupos para concretizar uma visão compartilhada de desenvolvimento sustentável.
Fonte: Lucas Mamédio – Campo Grande News
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui