Apenas no Brasil, são gerados 13,7 milhões de toneladas de resíduos plásticos, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil em 2022. Quando descartado, o material pode levar mais de 400 anos para se decompor ou até chegar ao oceano em formato de microplásticos. Uma alternativa para minimizar as consequências do uso excessivo do resíduo é a reciclagem e a produção de móveis e itens de uso diário.
Móveis reciclados
Com o processo, o material é ressignificado por empresas e projetos e ganha utilidade no dia a dia. Abaixo, conheça cinco iniciativas que transformam o plástico em objetos para casa ou de uso pessoal:
Art 8 Reciclagem
A Art 8 Reciclagem, empresa que se autodenomina como “plasticaria”, busca dar um novo destino para plásticos descartados de uso pessoal, industrial e de coleta voluntária de resíduos despejados incorretamente no meio ambiente.
A iniciativa tem produtos fixos, como chaveiros, porta-copos e banquinhos, e também personalizados, por exemplo, na confecção de brindes corporativos. Com essa produção, desde 2021, a Art 8 Reciclagem reaproveitou 3,5 toneladas de plástico.
Curaprox
A empresa suíça de produtos de higiene oral em parceria com o Projeto Curacycle transforma escovas de dente e embalagens de cremes dentais descartados em diferentes itens, desde óculos até móveis. As peças produzidas são, então, comercializadas pela Ecofour.
Vaique
A proposta da Vaique é transformar sacolas plásticas em bolsas. A iniciativa foca nos plásticos maleáveis, que, apesar de parecerem simples de reciclar, não são vistos como lucrativos e acabam sendo deixados de lado.
O processo de produção das bolsas é simplificado, já que o produto final carrega as características das sacolas plásticas. Dessa forma, a marca possui modelos de ecobag, bolsas transversais e mochila.
Cooperativa palha de arroz
A iniciativa reúne mulheres de Recife (PE) na produção artesanal de itens decorativos feitos com diversos materiais reciclados, entre eles o plástico – que vem de garrafas pet, embalagens de xampu e brinquedos quebrados.
Reverse Lab
Desenvolvida pela, então, empresa alemã Black Forest Solutions, o Reverse Lab está localizado no Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro. Assim, o espaço acolhe pesquisas e operações em reciclagem de diferentes tipos de plásticos.
O espaço conta com aparelhos que possibilitam a reciclagem do material. Dessa forma, alguns dos produtos feitos são porta-copos, relógios, raquetes e vasos de planta.
Fonte: Casa e Jardim
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui