Ele está em toda parte. Os microplásticos estão presentes na água, no ar e no solo, e também no nosso organismo, já tendo sido localizados de várias formas no sangue, cérebro, sêmen e placenta humanos.
Devido à sua onipresença na natureza, essas substâncias chegam aos alimentos e, também, a itens cotidianos como cosméticos, embalagem e até roupas. Como então, levar uma vida livre destes contaminantes?
Segundo reportagem da Bloomberg, que consultou especialistas no assunto, passos e formas simples, como evitar água engarrafada em plástico, fazem a diferença. Uma garrafa de um litro contém uma média de 240 mil fragmentos de plástico, de acordo com estudo divulgado no início do ano.
3 formas que podem mudar esse cenário:
Cozinha deve ser livre de plástico
Recipientes para armazenamento de alimentos, tábuas de corte e muitos outros utensílios de cozinha geralmente são feitos de plástico. A dica aqui é optar por itens em vidro ou aço inoxidável (ou para tábuas de corte, madeira). Fazer essa troca é especialmente importante quando se trata de exposição ao calor, o que pode fazer com que os plásticos se quebrem mais rapidamente.
“De jeito nenhum coloque alimentos no micro-ondas em plástico”, afirma a endocrinologista Gillian Goddard. Prefira recipientes de vidro para isso.
Se você precisar usar itens de plástico, Goddard recomenda lavá-los à mão, pois o calor e a fricção de uma máquina de lavar louça podem espalhar partículas. Potes arranhados devem ser reaproveitados ou jogados fora. Evite reutilizar descartáveis, como sacolas e recipientes para viagem, para armazenar comida.
Escolha roupas feitas de fibras naturais
Têxteis feitos de fibras sintéticas são uma fonte frequente e muitas vezes esquecida de exposição a microplásticos. Alternativas sem plástico incluem fibras naturais como lã, algodão e linho.
Quando lavar tecidos sintéticos é inevitável, existem algumas maneiras de minimizar os danos ao meio ambiente, incluindo lavar cargas completas, usar água fria e secar ao ar o máximo possível.
Mantenha seu ar limpo
Partículas de plástico geralmente acabam no ar, quando são lançadas por pneus nas ruas, por exemplo, ou espalhadas por bolhas na superfície do oceano. Assim, se você estiver andando ao ar livre, uma máscara facial de alta qualidade pode ser sua melhor aposta para minimizar a ingestão de partículas de microplástico.
Em casa, no entanto, você pode instalar um filtro para manter seu ar limpo. Estes dispositivos capturam muitas partículas, embora as menores possam escapar. Dessa forma, é indicado ainda tirar os sapatos em casa para limitar a recirculação de poeira.
Fonte: Um Só Planeta
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui