Na semana passada, o Espírito Santo sediou a 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) na região de Pedra Azul, município de Domingos Martins. 2024 é o segundo ano que o estado recebe o evento que reúne governantes e gestores de 7 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o anfitrião Espírito Santo. O COSUD de Pedra Azul teve como principais avenidas temáticas a urgência da adaptação das cidades e estados às mudanças climáticas, a reforma tributária e o prosseguimento das pautas levantadas nas edições anteriores a essa sobre segurança pública.
O consórcio aconteceu entre os dias 8 e 10. Já durante a cerimônia de abertura -que aconteceu no hotel Natureza Eco Lodge- o evento contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além dos sete governadores do Sul e do Sudeste. Assim, no segundo dia 14 grupos de trabalho (GTs) deram início a suas atividades assessoradas por secretários estaduais das duas regiões envolvidas. Aproveitando o palco da agenda, os grupos aconteceram em 4 regiões diferentes da cidade turística, usufruindo do visual de tirar o fôlego das belezas naturais ao redor das montanhas para divulgar o ecoturismo capixaba.
O encontro recebeu, aproximadamente, 700 participantes ao longo dos 3 dias e funcionou com uma programação dinâmica de trabalho simultâneo. Assim, Enquanto os secretários debatem temas específicos de cada Grupo de Trabalho, os governadores se reúnem para rebater os temas centrais desta edição do Cosud.
11º Consórcio
“O Cosud chega à sua 11ª edição aqui no Espírito Santo de forma bem madura. Trataremos de assuntos importantes para a população dos nossos Estados. Neste ano, o Espírito Santo, e mais fortemente o Rio Grande do Sul, sofreram com alagamentos, mortes e destruição. O debate sobre as mudanças climáticas será um dos três principais temas discutidos. O que estamos fazendo e o que faremos para adaptar nossos estados às mudanças climáticas? O Espírito Santo tem desenvolvido uma série de ações que apresentaremos aos outros governadores”, comentou o governador Renato Casagrande.
Assim, o anfitrião capixaba -que também é ambientalista de formação- trouxe a pauta sobre a importância e urgência da discussão acerca do tema reforma tributária e da da segurança pública, tema que liderou as últimas discussões do grupo -inclusive em outras edições.
“Vamos construir a Carta de Pedra Azul com encaminhamentos importantes nessas áreas. Nos Grupos de Trabalho, os secretários seguem debatendo temas sensíveis de cada Estado e criando soluções em conjunto”; enfatizou o governador anfitrião.
Programação
No último dia de agenda, cada Grupo de Trabalho apresentou um resumo dos temas subdivididos e debatidos, com o intuito de usá-los como encaminhamento para ações próximas de ação e implementação prática em cada estado. Além disso, em coletiva de imprensa, os governadores leram e assinaram um documento com compromissos e medidas de execução acerca dos temas cernes do evento.
No que tange a esfera do meio ambiente e sustentabilidade, prometeram elaborar um Programa de Mudanças Climáticas com os respectivos Plano de Descarbonização e Plano de Adaptação, como estratégia fundamental para nortear as ações de governo e a formulação das políticas públicas da gestão atual e futura. Além disso, comprometeram-se a apoiar seus respectivos municípios na formulação de planos específicos para a adaptação às mudanças climáticas e a redução de riscos associados aos eventos climáticos extremos. Dessa forma, garantindo estratégias locais alinhadas com o estado e o país.
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui