Fernando de Noronha: Conselho Distrital firma termo para conservação do meio ambiente

Entidade que desenvolve projetos para manejo de resíduos recebeu título de utilidade pública por ações desenvolvidas na ilha.

Vista aérea de praia em Fernando de Noronha
Foto: Cássio Diniz -PixaBay -

O Laboratório de Economia Regenerativa de Fernando de Noronha (Lab Noronha) e o Conselho Distrital firmaram um Termo de Cooperação Técnica. Com isso, o objetivo é envolver a comunidade nas ações de preservação ambientais implantados na ilha, entre elas o Programa Lixo Zero

Assim, o idealizador do Lab, Sérgio Xavier, ex-secretário estadual de Meio Ambiente, explicou como devem funcionar as ações do programa.

“O Lixo Zero será executado para que não sejam identificados resíduos em locais inadequados. Todo material tem um destino correto. Na ilha ainda temos muitos lugares com acúmulo de lixo. A população precisa participar ativamente; isso não é apenas o papel do governo”, explicou Xavier.

Dessa forma, o representante do Lab Noronha disse que esse é um dos motivos da necessidade do termo de cooperação, que também deve ser firmado com outras entidades, como a Administração da Ilha, a Assembleia Popular Noronhese e o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), entre outras.

Assim, Sérgio Xavier indicou que a primeira etapa do trabalho será a elaboração o plano de execução do Programa Lixo Zero.

“O plano vai definir os principais problemas de resíduos e encontrar uma solução para todos eles. Um exemplo é a poda de árvores, que tem grande volume na ilha. Devemos fazer a geração de energia sem deixar impacto negativo para o meio ambiente”, declarou Sérgio.

Outros pontos que devem abordados pelo Lab Noronha são:

  • Mobilidade
  • Capacitação de mão de obra
  • Investimentos verdes
  • Contribuição para descarbonização da ilha
  • Desenvolvimento econômico, social, cultural, ecológico científico

Além disso, Xavier afirmou que a comunidade do arquipélago, incluindo moradores e instituições, deve acompanhar os projetos e indicar propostas e prioridades para o Lab Noronha.

Sérgio Xavier informou que o Lab é um projeto sem fins lucrativos, que não conta com verbas públicas, e tem apoio de organizações não governamentais e empresas privadas.

A sede do projeto foi instalada em frente à Usina de Tratamento de Lixo, espaço que no passado foi usado como lixão. Dessa forma, a área foi recuperada pelo Lab Noronha.

Assim o Conselho Distrital concedeu à entidade o Título de Utilidade Pública.

“Fernando de Noronha nunca teve um projeto tão voltado para a população. Esse é um reconhecimento de que o Lab Noronha presta serviços relevantes à comunidade”, informou o presidente do Conselho Distrital, Ailton Araújo Júnior.

Fonte: Ana Clara Marinho / G1 PE

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui