O Estádio Ullevaal, casa da seleção norueguesa de futebol e dos times FC Lyn Oslo e Vålerenga I.F. Fotball, agora abriga a maior instalação de energia fotovoltaica do mundo. São 1.242 painéis solares ao todo, capazes de gerar cerca de 219 megawatt-hora (MWh) por ano.
O projeto foi concluído em maio deste ano, pela empresa Over Easy Solar. Diferentemente de outras instalações solares, que costumam levar meses para ficar prontas, as obras em Ullevaal foram concluídas em questão de poucos dias. Isso foi possível graças à técnica dos painéis solares verticais.
Estrutura do estádio de futebol
Enquanto os painéis solares convencionais exigem instalações em grandes locais e uma infraestrutura adicional para garantir a alta potência de saída, os painéis verticais conseguem ser menores e mais leves, com apenas 11kg. Tais características permitem a sua instalação mais rápida e em mais espaços.
Além disso, o arranjo vertical permite a instalação de painéis solares bifaciais (de dois lados), o que dobra a produção do painel. Com picos durante dois momentos do dia, mais energia também é gerada – um aumento de 20 a 30%, segundo a empresa.
Especificamente no caso do Estádio, foram instaladas 1.242 unidades de 200 watt-pico (Wp) cada, espalhadas por uma área de 2.500 m² no teto do espaço esportivo. Assim, a instalação foi feita em direção sul-norte, com a orientação inclinada em um ângulo de 20º a leste. De acordo com a Over Easy Solar, isso permitirá melhor desempenho durante o inverno, quando a luz solar é limitada.
Dessa forma, instalar esses painéis verticais também traz outro benefício: o telhado permanece acessível para inspeção e reparos. Assim, como são mais leves e fáceis de manusear, partes do conjunto podem ser temporariamente removidas para manutenção.
Fonte: Arthur Almeida / Galileu
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui