Ecocentro da Sociobioeconomia é inaugurado no Pará

Espaço terá multiprocessamento, armazenamento e comercialização de produtos da Amazônia e valorização da sociobiodiversidade local

Minstra Marina Silva na inauguração do Ecocentro
Inauguração de ecocentro em Santarém. Foto: Divulgação -

Foi inaugurado no dia 19 de julho, em Santarém (PA), o Ecocentro da Sociobioeconomia, em Santarém (PA), um polo de bioeconomia de base comunitária de valorização da floresta em pé. Com equipamentos de ponta, o local será usado para o beneficiamento de mel, conservação de polpas de frutas, extração de óleos vegetais e essenciais, destilação de copaíba e outros insumos, se constituindo em um espaço referência de multiprocessamento, armazenamento e comercialização de produtos da floresta amazônica e valorização da sociobiodiversidade local.

O evento de inauguração contou com a presença de representantes da Fundação Toyota do Brasil, que vai promoverá qualificação e empoderamento para comunidade local, e do Projeto Saúde & Alegria, que desenvolveu o espaço.

“O Ecocentro da Sociobioeconomia será de grande valia para a comunidade local. No espaço, serão realizadas atividades como o processamento de sementes de andiroba e de cupuaçu, que, a partir de agora, ganham mais valor, representando mais renda para essas famílias e valorizando ainda mais seus conhecimentos tradicionais. Nosso projeto Floresta Ativa, realizado junto aos nossos parceiros do Projeto Saúde & Alegria, contribuirá para a capacitação das pessoas que vão atuar no espaço, dando ainda mais autonomia para quem historicamente é responsável por manter a floresta em pé”, disse Roberto Braun, presidente da Fundação Toyota.

Objetivos do ecocentro

Entre outras autoridades, estiveram presentes a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, Anne Tvinnereim, ministra de Desenvolvimento Internacional da Noruega, e Svenja Schulze, ministra de Desenvolvimento Econômico e Cooperação da Alemanha.

“Que o fim do desmatamento na Amazônia também seja feito através da mudança do modelo de desenvolvimento e da criação de um novo ciclo de prosperidade, do qual esse Ecocentro faz parte. Eu fiquei emocionada de ver aqui a castanha, a andiroba e a borracha sendo trabalhadas de forma técnica e ética. Não dependemos das grandes indústrias do sudeste, temos a bioindústria da floresta. Hoje é um dia de celebração”, comemora a ministra Marina Silva.

A proposta do Ecocentro foi criada pela Cooperativa dos Trabalhadores Agroextrativistas do Oeste do Pará (ACOSPER), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR) e o Projeto Saúde & Alegria (PSA) com apoio de parceiros e financiadores.

A ministra Marina Silva e Roberto Braun. Foto:

Fundação Toyota do Brasil e Projeto Saúde & Alegria

Em 2024, ano em que a Fundação Toyota completou 15 anos de criação, a instituição chega à Amazônia com o projeto Escola Floresta Ativa, em parceria com o Projeto Saúde & Alegria. Realizado em Alter do Chão (PA), a iniciativa é voltada para comunidades de Santarém e da reserva extrativista Tapajós-Arapiuns e oferece 13 cursos e oficinas de qualificação em empoderamento digital, formação técnica para manutenção de painéis solares, economia criativa, artesanato da floresta, gestão e proteção territorial e turismo de base comunitária.

A expectativa é que cerca de 500 pessoas sejam diretamente impactadas. O projeto foi customizado junto ao parceiro, com o objetivo de atender a uma demanda da própria comunidade. Assim, alinhando saberes locais com ferramentas digitais que possibilitem o desenvolvimento de uma economia verde. Além disso, da necessidade de preparação para a COP 30, realizada no ano que vem, em Belém do Pará.

Atualmente, a Fundação apoia 14 projetos de norte a sul do país. Todos estão conectados a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima. Além de garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Inauguração do ecocentro
Foto: Roberto Braun, presidente da Fundação Toyota do Brasil. A ministra Marina Silva, Otacílio Nascimento, diretor executivo da FTB e Caetano Scannavino, do Projeto Saúde e Alegria. Foto: Divulgação

Fonte: Ciclo Vivo

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui