Entenda como o gás carbônico se espalha pelo planeta com esse vídeo da Nasa

CO2 é um dos principais causadores do aquecimento global, devido às altas emissões de atividades humanas, como indústrias, queimadas e transportes

Imagens do planeta Terra pela Nasa
Nasa registra o comportamento do CO2 na atmosfera da Terra. — Foto: Nasa -

Na última semana, a agência espacial americana, Nasa, publicou imagens em movimento que revelam o mapa global de concentrações de dióxido de carbono (CO2), um dos principais vetores do aquecimento global que vem provocando as mudanças do clima, com eventos extremos como enchentes e secas.

No vídeo produzido digitalmente, é possível ver como o gás se moveu pela atmosfera da Terra de janeiro a março de 2020, impulsionado por padrões de vento e circulação atmosférica. No modelo de alta resolução, é possível notar as emissões de carbono subindo de usinas de energia, incêndios e cidades, e então se espalhando por continentes e oceanos, observa a Nasa.

“Como formuladores de políticas e cientistas, estamos tentando contabilizar de onde vem o carbono e como isso impacta o planeta”, disse a cientista climática Lesley Ott. “Você vê como tudo está interconectado por esses diferentes padrões climáticos.”

Por que CO2 importa?

Não podemos lidar com as mudanças climáticas sem confrontar o fato de que estamos emitindo grandes quantidades de CO2, e isso está aquecendo a atmosfera, destaca Ott.

O dióxido de carbono é um gás de efeito estufa que retém o calor e a principal razão para o aumento das temperaturas da Terra. À medida que o CO2 se acumula na atmosfera, mantendo o calor preso em vez de liberá-lo em direção ao espaço. Essa situação vem influenciando diretamente os recorde de temperatura registrados este ano, e também na última década .

O planeta precisa de um pouco de dióxido de carbono para se manter aquecido o suficiente para que a vida exista. Contudo a concentração do gás na atmosfera aumentou demasiadamente, de aproximadamente 278 partes por milhão em 1750, o início da era industrial, para 427 partes por milhão em maio de 2024.

As atividades humanas “causaram inequivocamente o aquecimento”, de acordo com o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Quais são as fontes de CO2?

Na China, Estados Unidos e Sul da Ásia, a maioria das emissões sai de usinas, instalações industriais e carros e caminhões, diz pesquisadora americana.

Nos continentes da África e América do Sul, as emissões resultaram em grande parte de incêndios florestais. Isso especialmente aqueles relacionados ao manejo da terra, queimadas agrícolas controladas e desmatamento, juntamente com a queima de petróleo e carvão. Os incêndios liberam dióxido de carbono à medida que queimam, ressalta a agência.

Por que o mapa parece estar pulsando?

Há duas razões principais para a pulsação mostrada no vídeo da Nasa. O primeiro, os incêndios têm um ciclo, de dia e noite, se inflamando sob o sol e posteriormente diminuindo.

Segundo, há influência do trabalho das plantas no ciclo do CO2, por meio da fotossíntese. Continentes e oceanos absorvem cerca de 50% do dióxido de carbono na atmosfera. As plantas absorvem dióxido de carbono durante o dia enquanto fotossintetizam e então o liberam à noite pela respiração.

Fonte: Um Só Planeta

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui