Boa notícia para os cariocas e fluminenses! Na temporada 2024/2025 a Foundation for Environmental Education (FEE) reconheceu doze praias da estado do Rio de Janeiro com um selo internacional de certificação de sustentabilidade. Assim, as praias premiadas ganham escalão de “Bandeira Azul”. Ou seja, carregam o título de zonas naturais sustentáveis e responsáveis ecologicamente.
O número soa, ainda mais promissor, uma vez que soma três praias a mais que na lista da temporada do ano passado. Com relação aos critérios que elevaram esses nomes a esse selo grupo leva-se me consideração diversos tópicos e exigências. Ao todo, são verificados 34 requisitos. Dentre os principais estão: a qualidade da água, a limpeza da praia, o valor cultural do local e o oferecimento de atividades de educação ambiental para a população.
Lista das praias reconhecidas
- Azeda/Azedinha, Armação dos Búzios
- Forno, Armação dos Búzios
- Tucuns, Armação dos Búzios
- Lagunas Caiçara, Arraial do Cabo
- Peró, Cabo Frio
- Ubás, Iguaba Grande
- Sossego, Niterói
- Prainha, Rio de Janeiro
- Reserva, Rio de Janeiro
- Grumari, Rio de Janeiro
- Pedras de Sapiatiba, São Pedro da Aldeia
- Itaúna, Saquarema
Bandeira Azul
A denominada “Bandeira Azul” corresponde a um reconhecimento sobre a qualidade da água não apenas para os banhistas, mas, também, aos moradores da região que dependem da praia para viver. Dessa forma, as que recebem o título obtiverem os certificados validados por um júri internacional e eleva, assim, o turismo da cidade a uma nova categoria.
Quando inicia-se, então, a estação do verão no Hemisfério Sul, essa comissão internacional julga as candidaturas enviadas e elege os nomes vencedores que levarão -a partir de novembro- a certificação.
Assim, através da premiação e do reconhecimento global, o objetivo central da iniciativa é fomentar a conscientização dos poderes públicos e da população como um todo com relação a priorização do turismo responsável e consciente. Com isso, eleva o grau de exigências de preservação por parte dos tomadores de decisão buscando uma melhor preservação do ambiente costeiro e marinho, por exemplo. Além disso,
Nova praia limpa
Um lugar bastante conhecido e frequentado pelos cariocas mas que ainda não era entendida como praia está está sendo monitorado. A -agora- Praia da Glória vem sendo estudada há cerca de 2 meses através de testes sobre a qualidade da água. Assim, comprovou-se que a região está super própria para banho!
Os técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) recolhem amostras da água e monitoram a qualidade.
“Além de a praia estar balneável, a gente pode afirmar que a vida marinha voltou nessa região. As tartarugas voltaram. Espécies marítimas que não tinham, como cavalo marinho e diversos outros tipos de peixe, também estão de volta”, fala Bernardo Rossi, secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade.
A faixa de areia na Glória é oficialmente a mais nova praia do estado. Esse foi um pedido dos próprios frequentadores da região.
“Quando eu era criança eu não vinha de jeito nenhum, porque era muito suja, e agora ela está limpa, tem até peixinho, tartaruga”, afirma a produtora Fernanda Franco.
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui