Seminário Abril Indígena começa nesta quarta-feira; confira a programação

O objetivo do seminário é promover diálogos sobre os territórios de etnoconhecimentos dos povos indígenas capixabas e amazônicos

Brasil Indígena
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil -

Começa nesta quarta-feira (23) e vai até sábado (26), no campus da Ufes em São Mateus e no Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, a 5ª edição do Seminário Abril Indígena, com o tema Itaúna Indígena: Mitos e encantados nas memórias e identidades dos povos das dunas. A realização é do Tupiabá – Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Escolar Indígena do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes), do Parque Estadual de Itaúnas e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). A inscrição pode ser realizada por meio deste formulário.

O objetivo do seminário é promover diálogos sobre os territórios de etnoconhecimentos dos povos indígenas capixabas e amazônicos, fortalecendo a memória, a identidade e a cultura dessas comunidades. “Esse seminário é fruto de parceria entre pesquisadores da Ufes e da Universidade Federal do Pará (UFPA), que desenvolvem pesquisas no Espírito Santo e na Amazônia, a partir de projeto de extensão financiado pela Fapes”, explica a professora da Ufes Marina Miranda, que ministra aulas no curso de Educação no Campo e no Programa de Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind/Ufes). 

Programação

O início dos trabalhos será às 18h30 desta quarta-feira, com exibição do vídeo Povos Indígenas – Somos Capixabas, seguido de debate. Às 19h30, começa a conferência de abertura, cujo tema é A cura da Terra – identidades e culturas coletivas no conhecimento da Mãe-Terra: território e territorialidade. A programação do primeiro dia acontecerá no campus de São Mateus.

Na mesa da conferência estarão a professora Marina Miranda (Ufes); o Cacique Paulo Jacó (Aldeia Jacó Pataxó); as professoras Rafaella Capela Leão e Maria Ivonete Coutinho da Silva (UFPA); a professora Rauciele da Silva Cazuza (Universidade Federal do Amazonas – Ufam) e a professora Dagmar Faisas da Paixão (educadora indígena em Itaúnas). Clique aqui e confira a programação completa.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui