
Diante das críticas de altos preços para hospedagem durante a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a ONU anunciou que vai aumentar a ajuda financeira para os países mais pobres poderem participar do encontro, que acontece de 10 a 21 de novembro em Belém do Pará. A taxa diária passará de US$ 144 para US$ 197.
A questão das acomodações foi discutida em reunião nesta quarta-feira (17/9), com o participação de representantes da Presidência da COP30, da Secretaria Extraordinária para a COP30 da Casa Civil, do Ministério das Relações Exteriores, do governo do Pará e da direção executiva do Bureau da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
O Brasil informou que 79 países já confirmaram hospedagem em Belém, e 70 estão em negociação. Desde agosto, uma força-tarefa tem atendido as delegações individualmente para solucionar a hospedagem, transporte e outros serviços.
Levantamento dos organizadores aponta que há mais de 42 mil quartos disponíveis na cidade para o período da conferência, distribuídos em hotéis, navios, imobiliárias e plataformas de hospedagem.
Além do aumento da taxa da ONU, o Brasil sugeriu que as Nações Unidas estudem um reforço emergencial para que as nações consigam cobrir integralmente os custos.
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui