
O Brasil deve ser atingido por duas frentes frias entre os dias 19 e 23 de agosto, segundo previsão de médio prazo. Os sistemas se formam entre o Sul do país, Paraguai, Argentina e Uruguai, e podem provocar temporais na região. A primeira frente fria espalha ar frio pelo Sul e chega a algumas áreas de Mato Grosso do Sul, com queda de temperatura moderada.
A segunda frente fria, prevista para os dias 22 e 23, tende a provocar queda mais acentuada de temperatura no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sudoeste e leste do Paraná, além de regiões do Mato Grosso do Sul, São Paulo (incluindo Grande São Paulo) e Rio de Janeiro (incluindo Grande Rio). O ar frio também deve alcançar o centro-leste e sul de Minas Gerais e o Espírito Santo.
O meteorologista Vinícius Lucyrio, do Instituto Climatempo, alerta, no entanto, que o interior do Sudeste e Centro-Oeste pode registrar temperaturas elevadas, com possibilidade de onda de calor a partir de 20 de agosto. Ele acrescenta que as simulações para médio e longo prazo ainda apresentam divergências, mas indicam a tendência de uma nova frente fria intensa nos últimos dias de agosto, trazendo chuva forte para o Sul e queda acentuada de temperatura na virada para setembro.
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui