
Uma nova frente fria avança rapidamente pela costa do Sul e Sudeste do Brasil entre quarta e quinta-feira, 13 e 14 de agosto, e deve alcançar o litoral da Bahia na próxima sexta-feira (15). O sistema, acompanhado por ar frio de origem polar, não será classificado como onda de frio, mas vai dificultar a elevação das temperaturas no centro-sul do país por alguns dias. As informações são do Climatempo.
No Sul, a frente fria terá deslocamento pelo oceano, aumentando a nebulosidade no litoral e provocando chuva muito leve em áreas costeiras. No interior da região, não há previsão de precipitação, apenas aumento temporário das nuvens.
No Sudeste, o avanço do sistema vai reativar áreas de instabilidade no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com chuva fraca a moderada e persistente até o fim da semana. O leste de Minas Gerais, especialmente os vales do Rio Doce e do Jequitinhonha, pode registrar chuva leve entre sexta-feira e domingo. No interior, o tempo segue seco e ensolarado.
O maior impacto será no litoral da Bahia, onde já choveu forte no início da semana. Na segunda-feira (11), o Cemaden registrou 81 mm em Santa Cruz Cabrália, 72,6 mm em Porto Seguro e 45,2 mm em Valença. A chegada da frente fria na sexta-feira vai intensificar o vento marítimo e manter o tempo instável no fim de semana, especialmente na região de Salvador.
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui