Todos os 120 Painelistas

ABDO FILHO

ABDO FILHO

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA SE EXPLICA: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO PARA O BRASIL QUE VEM

Jornalista há 18 anos, formado pela Ufes. Atuou como repórter da CBN Vitória e de A Gazeta. Em a Gazeta foi macro editor de Política e Economia e editor executivo. Foi editor Regional da TV Gazeta. Atua como colunista desde 2022.

ALESSANDRA FAJARDO

ALESSANDRA FAJARDO

COMPETITIVIDADE ESG E O FUTURO DO TRABALHO SUSTENTÁVEL

Com mais de 25 anos de experiência em agronegócio, relações governamentais e sustentabilidade, atua com foco estratégico em negócios e desenvolvimento sustentável. Diretora Executiva no CEBDS (Conselho Empresarial de Desenvolvimento Sustentável), onde lidera compromissos e agendas técnicas em temas como Sistemas Alimentares, Biodiversidade e Clima.

ALEXANDRE KELEMEN

ALEXANDRE KELEMEN

COMO ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS NET ZERO SEM PERDER EFICIÊNCIA

Graduado em administração de empresas pelo Insper. Mestre em Gestão pela FGV. Especialista em mudanças climáticas pela Universidade da ONU. Cofundador da Mangue Tech, startup de tecnologia que simplifica e automatiza a gestão ESG e jornada de descarbonização de organizações de todos os portes e setores. Possui 15 anos de experiência como diretor de Relações com Investidores, Financeiro e ESG em empresas de diversos setores.

ALINE NGRENHTABARE KAYAPÓ

ALINE NGRENHTABARE KAYAPÓ

REGENERAÇÃO CLIMÁTICA: TERRITÓRIOS, SABERES E NOVOS PARADIGMAS PARA A COP 30

Pertencente ao povo indígena Mebengokré e descendente do povo Aymara- Peru, mãe do Yupanki Bepriabati, escritora, ilustradora, ceramista, batedora de açaí, artista plástica, pesquisadora indígena, ativista no movimento indígena nacional e no movimento nacional de indígenas mulheres.

ALMIR SURUI

ALMIR SURUI

TRANSFORMAR O TERRITÓRIO TAMBÉM É REDESENHAR O CAPITAL

Biólogo e Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Rondônia. Líder máximo do povo Paiter Suruí. Reconhecido internacionalmente por sua atuação em defesa dos direitos indígenas e da floresta, recebeu o Prêmio de Direitos Humanos, o título de “Herói da Floresta” pela ONU e o Prêmio Nobel Verde. Sua liderança é referência na luta pela preservação ambiental e pelos direitos dos povos originários.

AMANDA AZEVEDO BERTOLAZIE

AMANDA AZEVEDO BERTOLAZIE

TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS PARA O AGRONEGÓCIO SUSTENTÁVEL

Bióloga formada pela UVV. Mestre e doutora em Produção Vegetal pela UENF. CEO e cofundadora da SymbioTech, spin-off acadêmica focada no desenvolvimento de biofertilizantes microbiológicos personalizados para aumento sustentável da produtividade agrícola. É também presidente do Instituto de Inovação, Conhecimento e Ciências Aplicadas (ICCA) e professora nos MBAs de Gestão Empresarial e Negócios, além de atuar nos Programas de Pós-Graduação da UVV.

AMARO LIMA

AMARO LIMA

ARTE, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL. O FUTURO DAS NARRATIVAS E EXPRESSÕES POPULARES

Músico, cantor, compositor e produtor. Foi um dos fundadores da banda Manimal, com a qual ajudou a divulgar o ritmo do Rockongo no Brasil e no exterior. Desde 2007, segue em carreira solo, com foco também em empreendedorismo e marketing musical — área na qual aprofundou seus estudos, incluindo participação na MECON (Music Entrepreneurship Conference) da Universidade de Harvard/EUA. Atualmente, além de atuar com shows e produções, é fundador da Moborama, empresa de estratégia musical voltada a orientar e mentorar outros artistas.

AMILTON MACHADO COSTA

AMILTON MACHADO COSTA

CIDADES DO FUTURO: IA E INFRAESTRUTURA PARA A RESILIÊNCIA CLIMÁTICA

Presidente e fundador da Associação Nacional dos Diplomados do Prominp (ANDP). Mestre em Engenharia de Produção, com trajetória nas áreas de energia fóssil e renovável e em Computação de Alto Desempenho no CERN, na Suíça. Atuou como Head de Petróleo e Gás na CNI, participando das negociações da cláusula de P,D&I. Ex-diretor de Conformidade do IPEM-RJ. Atualmente, trabalha com foco em Gestão Territorial e AI aplicada a comunidades quilombolas e projetos de Carbono Azul.

ANA LUCI GRIZZI

ANA LUCI GRIZZI

COMO ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS NET ZERO SEM PERDER EFICIÊNCIA

Executiva de sustentabilidade e clima, com carreira dedicada ao tema há 25 anos. Conselheira de administração, membro de comitês de assessoramento, senior advisor, professora e palestrante. Coordenadora da Comissão de Sustentabilidade e Clima do IBGC. Especialista em Governança Corporativa na Saint Paul Escola de Negócios. Mestre em direito ambiental pela PUC-SP e especialista pela USP. Coautora do livro ‘Responsabilidade Civil Ambiental dos Financiadores’ de 2003 e autora do livro ‘Direito Mess Contratos’ de 2008.

ANAZÉLIA TEDESCO

ANAZÉLIA TEDESCO

DIREITOS HUMANOS E SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA

Graduada em Ciências, Mestre em Biologia Animal (Ufes) e Doutora em Conservação pela Universidade de Queensland (Austrália), com ênfase em restauração de ecossistemas e ciências sociais. Com 15 anos de experiência, atuou em projetos de restauração florestal e conservação no Brasil, Austrália e França, envolvendo governos, setor privado e ONGs, com foco em políticas públicas e governança da restauração de paisagens.

ANDERSON MAIA:

ANDERSON MAIA:

ENERGIA QUE CONECTA COM TRANSIÇÃO SUSTENTÁVEL

Profissional com mais de 25 anos de experiência em Ciência e Engenharia de Materiais. Mestre e Doutor em Nanotecnologia e Modificação de Materiais. Atua em projetos de materiais avançados, com foco em polímeros, reciclagem, embalagens e biodegradação. Trabalha com aspectos regulatórios e aplicação de materiais de fontes renováveis.

ANDRESSA ALMEIDA

ANDRESSA ALMEIDA

FINANÇAS VERDES EM LINGUAGEM ACESSÍVEL

Engenheira Ambiental e Sanitarista, Consultora especializada em Negócios e Biodiversidade. Possui mais de 15 anos de experiência como Auditora de Sistemas de Gestão Ambiental e Eficiência Energética. Atua na elaboração e implementação de projetos de PSA, Conservação em Ciclo Contínuo e Créditos de Biodiversidade. Dedica-se também a projetos de restauração, criação e gestão de unidades de conservação da natureza.

ANTONIO CARLOS

ANTONIO CARLOS

O CUSTO SOCIOAMBIENTAL DA FALSA SUSTENTABILIDADE EM TERRITÓRIOS PRESERVADOS E TRADICIONAIS

Profissional com experiência em mentoria indígena e assessoria técnica especializada em Estudos do Componente Indígena (ECI) e elaboração de Planos Básicos Ambientais Indígenas (PBAI).

ARLETE SCHUBERT

ARLETE SCHUBERT

REGENERAÇÃO CLIMÁTICA: TERRITÓRIOS, SABERES E NOVOS PARADIGMAS PARA A COP 30

Ativista e pesquisadora indígena, com graduação em História. Mestre e doutora em Educação pela UFES. Professora do Programa de Pós-Graduação da FUV. Atua nas lutas territoriais do povo Tupinikim no Espírito Santo. É autora e organizadora de obras sobre territorialidade e protagonismo indígena feminino. Foi assessora da Comissão de Caciques Tupinikim e Guarani. Co-fundadora e conselheira do Movimento Plurinacional Wayrakuna. Coordena grupo de pesquisa voltado à resistência e ancestralidade das mulheres indígenas.

ARTHUR LIMA

ARTHUR LIMA

TECNOLOGIA E INCLUSÃO NA SAÚDE: COMBATENDO OS IMPACTOS CLIMÁTICOS

Cirurgião-dentista Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho e doutorando em Medicina e Saúde pela UFBA. CEO da AfroSaúde, healthtech premiada focada em equidade racial na saúde. Atua com inovação, saúde mental e futuro do trabalho, sendo reconhecido pela Forbes Under 30 e MIT Innovator Under 35.

BENILDA BRITO

BENILDA BRITO

A NOVA FRONTEIRA DA COMPETITIVIDADE

Quilombola, Pedagoga, Mestre em Gestão Social. Ativista pela Educação da Rede Malala Found e Coordenadora Executiva do Nzinga -Coletivo de Mulheres Negras. Conselheira de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável do Governo Federal.

CACICA MARCELA ROCHA

CACICA MARCELA ROCHA

CONTRIBUIÇÕES DA MOBILIZAÇÃO SOCIAL E DOS SABERES TRADICIONAIS NA PROTEÇÃO DA NATUREZA

Chefe e representante da comunidade Tupinikim, da aldeia de Irajá, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. É a segunda mulher indígena do Espírito santo a exercer o cargo de cacique.

CAMILAH ANTUNES ZAPPES

CAMILAH ANTUNES ZAPPES

IMPACTOS AMBIENTAIS NA ECONOMIA AZUL

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais. Docente da Ufes no Departamento de Oceanografia e Ecologia. Bolsista Produtividade CNPq. Tem experiência nas temáticas de Oceanografia Socioambiental, Economia Azul, Ecologia Humana.

CARLA BORGES

CARLA BORGES

ENERGIA QUE CONECTA COM TRANSIÇÃO SUSTENTÁVEL

Cofundadora da H3 CarbonFree e integrante do Grupo de Trabalho e Pesquisa ESG Brasil- Portugal. Conselheira do CADES na Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, multiplicadora no Sistema B Brasil, membro da ABRAPS e do Comitê de Sustentabilidade (Núcleo SP) no Grupo Mulheres do Brasil. Embaixadora pelo Clima na SECLIMA-SP.

CARLA GUAITANELE

CARLA GUAITANELE

POLITICAS PÚBLICAS REGENERATIVAS PARA LITORAIS DO BRASIL

Graduada em Ciências Sociais. Mestre em Biodiversidade em Unidades de Conservação. Analista Ambiental do ICMBio desde 2005, atua como Coordenadora-Geral de Uso Público e Serviços Ambientais. Foi gestora dos Parques Nacionais de Fernando de Noronha e Chapada dos Veadeiros, além de ter exercido diversas funções de coordenação na sede do Instituto.

CARLOS SANQUETTA

CARLOS SANQUETTA

CRÉDITOS DE CARBONO E ECONOMIA CIRCULAR: TRANSFORMANDO DESAFIOS EM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

Engenheiro Florestal, Ph.D. em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais no Japão. Pós-doutor em Manejo de Ecossistemas e Mudanças Climáticas no Japão e em Portugal. Professor Titular da Universidade Federal do Paraná. Membro do IPCC e da ISO. Tem expertise em florestas, elaboração de projetos para o mercado de carbono.

CAROLINA RUAS

CAROLINA RUAS

IDENTIDADE CRIATIVA: CULTURA COMO ESTRATÉGIA DE FUTURO NO BRASIL

Jornalista, produtora e gestora cultural, responsável pela realização de projetos de arte, cultura, tecnologia e educação relacionados a processos colaborativos. Graduada em Comunicação Social pela UFES e pós-graduação em Gestão Cultural pelo SENAC SP. É Subsecretária de Políticas Culturais na Secretaria de Estado da Cultura do ES.

CECILIA ROMERO

CECILIA ROMERO

NARRATIVAS SUSTENTÁVEIS: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NO ESG CORPORATIVO

Formada em Direito pela PUC-Rio, possui LL.M. pela NYU School of Law. Cofundadora da consultoria ESG B.Right Brazil e professora de Compliance e ESG na ESPM Tech, em São Paulo. Com mais de 15 anos de experiência em Compliance, Governança, Riscos e Privacidade de Dados atuou no escritório Jones Day nos EUA, onde representou uma grande varejista em um acordo multimilionário relacionado à FCPA.

CHRISTIAN BASILIO OLIVEIRA

CHRISTIAN BASILIO OLIVEIRA

CIDADES DO FUTURO: IA E INFRAESTRUTURA PARA A RESILIÊNCIA CLIMÁTICA

Gestor público e pós-graduando em Economia Comportamental e Inteligência Artificial, com seis anos de atuação nas áreas social e ambiental. Desenvolve diagnósticos e promove a geração cidadã de dados em favelas, com foco em territórios periféricos e no enfrentamento ao racismo ambiental, buscando fortalecer políticas públicas baseadas em evidências e na escuta ativa das comunidades.

CICERO ANTONIO TEIXEIRA NOBRE

CICERO ANTONIO TEIXEIRA NOBRE

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA SE FAZ COM DECISÃO

Engenheiro Eletricista com MBAs em Gestão Empresarial, Shopping Centers, Projetos e Data Science. Com experiência em empresas como Shopping Vitória, Ducoco, Fortlev e Coca-Cola Andina, atua na liderança de projetos inovadores de eficiência energética, aplicando machine learning e Pesquisa Operacional para otimizar desempenho e reduzir custos. Atualmente é gerente de Operações e Manutenção do Shopping Vitória, responsável pela gestão de áreas como engenharia, manutenção, limpeza, utilidades, arquitetura, estacionamento e operações.

CRISTIANA LOSEKANN

CRISTIANA LOSEKANN

PODER, JUSTIÇA E MOBILIZAÇÃO CLIMÁTICA. QUEM DEFINE O FUTURO DO BRASIL?

Doutora em Ciência Política, professora da Ufes e coordenadora da Rede de Pesquisa Climatizando e do Lapaj – Laboratório de Pesquisas em Política Ambiental e Justiça.

CRISTINE NAUM

CRISTINE NAUM

COMPETITIVIDADE ESG E O FUTURO DO TRABALHO SUSTENTÁVEL

Com mais de 20 anos de experiência na implementação de áreas de ESG, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Diversidade em grandes empresas. É professora desses temas em diversas universidades e mentora de carreiras com propósito. Formada em Comunicação e Marketing, possui especializações em gestão sustentável e mestrado em comunicação ESG para stakeholders.

DANDARA SILVA CABRAL

DANDARA SILVA CABRAL

MAR EM ALERTA: COMO A POLUIÇÃO OCEÂNICA E O AQUECIMENTO GLOBAL AFETAM NOSSA SAÚDE

Bióloga. Mestre em ecologia de ecossistemas. Doutoranda em Oceanografia ambiental. Tem experiência em estudos socioambientais e estudo do impacto do plástico em ecossistemas aquáticos.

DANIEL DE BERRÊDO VIANA

DANIEL DE BERRÊDO VIANA

MAR EM ALERTA: COMO A POLUIÇÃO OCEÂNICA E O AQUECIMENTO GLOBAL AFETAM NOSSA SAÚDE

Biólogo pela UFRJ. Mestre e doutor em Planejamento Ambiental pela COPPE/UFRJ. Especialista em Análise Ambiental e Gestão de Território pela ENCE/IBG . Especialista de Sustentabilidade da CONCREMAT. Experiência de mais de 15 anos na execução e coordenação de projetos na área socioambiental, incluindo a gestão do carbono e resiliência climática. Autor contribuinte do IPCC AR6 WG2.

DANIEL LYRIO

DANIEL LYRIO

ENERGIA QUE CONECTA COM TRANSIÇÃO SUSTENTÁVEL

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Hipermídias, Audiovisual, Marketing e Capacitações. Possui MBA em ESG pelo IBMEC/Exame e atua como consultor na área. Conselheiro do Instituto Lixo Zero Bahia e professor do SENAI CIMATEC na área de Sistema de Gestão Integrada. É membro do Instituto Brasileiro de ESG (IBESG) e da Comunidade Hidrogênio Verde Brasil.

DANIELA KLEIN

DANIELA KLEIN

CURADORIA E MÉTODO: POR DENTRO DA ARQUITETURA DA CONFERÊNCIA SUSTENTABILIDADE BRASIL

Comunicóloga e especialista em ESG. Fundadora da KICK e diretora técnica do Instituto Sustentabilidade Brasil. Atua há mais de 15 anos com comunicação estratégica, gestão de imagem e crises, e elaboração de relatórios de sustentabilidade. Assessora projetos socioambientais na Bacia do Rio Doce, em apoio ao WWF Brasil. É consultora de ESG de ativos de energia do BTG Pactual. Co-autora do livro “Mulheres ESG - Cases na Prática”. É lider de curadoria da Conferência Sustentabilidade Brasil 2025, etapa oficial da COP 30.

DANIELLA BONATTO

DANIELLA BONATTO

DIREITOS HUMANOS E SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA

Arquiteta e Urbanista pela USP. Mestre em Engenharia Urbana pela UFSCar. Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela IPPUR/UFRJ. Pesquisa sobre Emergência Climática, Sustentabilidade Urbana, Infraestrutura Verde, Mobilidade Urbana.

DENÍSIO LIBERATO

DENÍSIO LIBERATO

TRANSFORMAR O TERRITÓRIO TAMBÉM É REDESENHAR O CAPITAL

Economista pela UFV-MG, com mestrado e doutorado em Economia pela FGV. Foi secretárioadjunto de Política Econômica no Ministério da Fazenda entre 2013 e 2016. Desde 2023, atua como CEO da BB Asset Management. Lidera a maior gestora de recursos do país

EDUARDO WAGNER

EDUARDO WAGNER

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA GLOBAL E O FUTURO DA ECONOMIA AZUL

Engenheiro Civil e Especialista em Meio Ambiente. Analista Ambiental no IBAMA, com foco em Avaliação de Impacto Ambiental de projetos de geração de energia. Coordena o Licenciamento Ambiental de Fontes de Energia Nuclear, Térmica, Eólica e Alternativas na Diretoria de Licenciamento Ambiental do IBAMA.

ELBIA GANNOUM

ELBIA GANNOUM

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA GLOBAL E O FUTURO DA ECONOMIA AZUL

Presidente Executiva da ABEEólica e vice-chair do Global Wind Energy Council (GWEC). Lidera há mais de uma década a transformação energética no Brasil, com forte atuação no desenvolvimento de energias renováveis. Também é uma voz ativa nos debates globais sobre diversidade e inclusão econômica no setor de energia.

ELIS BRAGA LICKS

ELIS BRAGA LICKS

CAPITAL QUE TRANSFORMA COMPETITIVIDADE EM DESENVOLVIMENTO

Doutora em Economia pela ESALQ/USP, é pesquisadora em Economia e Meio Ambiente, com foco em recursos hídricos. Conselheira Federal do Cofecon, coordena as comissões de Sustentabilidade Econômica e de Economia Solidária. Atua com planos de ação territorial, APLs e políticas públicas. Desenvolve projetos de desenvolvimento sustentável e recuperação econômica pós-desastres. Contribui na reparação do desastre de Mariana (MG), com foco na pesca e no turismo, buscando alternativas produtivas viáveis e alinhadas às vocações locais.

EMERSON SOARES DOS SANTOS

EMERSON SOARES DOS SANTOS

ESTRATÉGIAS PARA A SAÚDE PÚBLICA EM TEMPOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Coordenador Geral da CGClima/DVSAT/SVSA/Ministério da Saúde. Geógrafo de formação e docente da Universidade Federal de Mato Grosso, onde realiza trabalhos articulando questões relacionadas ao tema da saúde pública, incluindo a gestão, com a pauta ambiental.

EMILIO LÈBRE LA ROVERE

EMILIO LÈBRE LA ROVERE

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA GLOBAL E O FUTURO DA ECONOMIA AZUL

Engenheiro e Economista. Mestre em Engenharia de Sistemas na COPPE/UFRJ. Doutor em Economia na Universidade de Paris, em 1980. Foi Co-Autor de diversos relatórios científicos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), contribuindo desde 1992 para a obtenção em 2007 do Prêmio Nobel da Paz pelo IPCC. Tem mais de 350 trabalhos científicos publicados e foi orientador de mais de 150 alunos.

EMÍLIA MINIERI

EMÍLIA MINIERI

GOVERNANÇA DE DADOS, TECNOLOGIAS E O FUTURO DA SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA

Especialista em ESG, dados e inovação, com mais de 8 anos de experiência em sustentabilidade, rastreabilidade e transformação digital. Atua em empresas de tecnologia, consultorias e agrotechs, aplicando frameworks como CSRD, GRI, IFRS e GHG Protocol. É palestrante e pesquisadora em IA aplicada à sustentabilidade, integrando dados, eficiência e responsabilidade corporativa.

ENIO BERGOLI

ENIO BERGOLI

O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO E OS DESAFIOS DA COP 30

Engenheiro agrônomo graduado pela Ufes. Pós-graduado em Administração Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi Diretor Presidente do Incaper, entre 2003 e 2008; Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), de 2009 a 2014 e desde janeiro de 2023 voltou a ocupar o cargo de Secretário da SEAG.

EURÍPEDES PEDRINHA

EURÍPEDES PEDRINHA

COMUNICAÇÃO E O FUTURO SUSTENTÁVEL DO AGRO

Administrador graduado pela UVV-ES. Especialista em Marketing pelo IBMEC/RJ. Professor de pós-graduação, conselheiro e sócio da Dattamarketing Consultoria. Diretor Técnico do Sebrae-ES. Possui mais de 25 anos de experiência em inteligência de mercado e estratégias de negócios.

FABIAN SÁ

FABIAN SÁ

IMPACTOS AMBIENTAIS NA ECONOMIA AZUL

Professor do Departamento de Oceanografia e Ecologia da UFES. Coordenador do Laboratório de Geoquímica Ambiental e Poluição Marinha. Líder do Grupo de Pesquisa Lixo no mar em ambientes costeiros e oceânicos. Atua em pesquisas com metais e resíduos sólidos, assessorando o desenvolvimento e aplicação de políticas públicas ambientais.

FELIPE MELLO

FELIPE MELLO

CLIMA EM PAUTA: SAÚDE, PREVENÇÃO E VERDADE

Biólogo pela UGF. Especialista em Gestão de Projetos (USP). Mestre em Desenvolvimento Sustentável (UFRRJ). Atuou como analista no MMA, gerente de Projetos em consultorias ambientais e PMO de grandes projetos. Autor de um livro, de 8 capítulos de livro e outros 30 artigos publicados na área da sustentabilidade e gestão de projetos, área em que ganhou 3 prêmios de relevância estadual e nacional. Head ESG da Rede Record ES e escreve em uma coluna diária no jornal online Folha Vitória.

FERNANDO CAMPOS

FERNANDO CAMPOS

TRANSFORMAR O TERRITÓRIO TAMBÉM É REDESENHAR O CAPITAL

Gerente de Finanças de Conservação e Clima na Sitawi, atua na liderança de iniciativas voltadas ao desenvolvimento de soluções financeiras e econômicas para a gestão sustentável da biodiversidade e o enfrentamento dos desafios climáticos. Com mais de 10 anos de experiência, é especialista em conservação da biodiversidade e gestão estratégica de capital natural.

FLORA GASPAR

FLORA GASPAR

DESCOMISSIONAMENTO DE PLATAFORMAS OFFSHORE: COMPLIANCE, SUSTENTABILIDADE E PASSIVO AMBIENTAL

Advogada, especialista (LLM) em Direito Marítimo pela Universidade Erasmus de Rotterdam e mestranda em Direito Processual Civil na UFES, com foco em Direito Internacional Privado. Integra o grupo de pesquisa LABCODEX e atua como secretária-geral da Comissão de Direito Aduaneiro e membra da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB-ES.

FLÁVIA MARTINELLI

FLÁVIA MARTINELLI

PODER, JUSTIÇA E MOBILIZAÇÃO CLIMÁTICA. QUEM DEFINE O FUTURO DO BRASIL?

Bióloga. Mestre, com mais de 10 anos de experiência na área do clima. Trabalhou com educação climática de juventudes, ativismo e participação social. Lidera a pauta de adaptação na ONG WWF-Brasil.

GABRYELLA CERRI

GABRYELLA CERRI

GOVERNANÇA DE DADOS, TECNOLOGIAS E O FUTURO DA SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA

Engenheira Química. Mestre em Engenharia de Materiais e pós-graduação em Sustentabilidade e ESG. Coordenadora de Sustentabilidade na Capricórnio Têxtil a mais de três anos. Seu trabalho é focado em inovação para impacto positivo. Possui experiência na implementação de práticas sustentáveis no setor industrial, com foco em resultados estratégicos e alinhamento às melhores práticas de sustentabilidade.

GIOVANA KILL

GIOVANA KILL

CLIMA EM PAUTA: SAÚDE, PREVENÇÃO E VERDADE

Superintendente de Filantropia do Hospital Sírio-Libanês. Mestre em Sustentabilidade - Gestão e Competitividade Empresaria pela FGV-SP. Executiva com mais de 25 anos de experiência em empresas de grande porte nos segmentos de saúde. infraestrutura, mineração, agronegócio e setor público. Atuou como Conselheira e Diretora Executiva de Fundações e Institutos com foco em impacto social, ambiental e conservação da biodiversidade. Apoia projetos de Impacto Social em Saúde, Construção de Diálogos e Parcerias com a Sociedade Civil, Iniciativa Privada e Pública.

GIULIANNA COUTINHO

GIULIANNA COUTINHO

CRÉDITOS DE CARBONO E ECONOMIA CIRCULAR: TRANSFORMANDO DESAFIOS EM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

Bacharel em Direito. Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, atua no mercado ambiental há 17 anos, sendo a responsável pela estruturação de negócios ambientais nos principais players industriais do Brasil. Atualmente dirige o time comercial e ações institucionais da Ambipar no Brasil, empresa líder em Gestão Ambiental de atuação global, presente em 41 países, 6 continentes e com mais de 25 mil clientes em sua carteira.

GUSTAVO MACEDO

GUSTAVO MACEDO

IA, COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO CLIMÁTICO: A TECNOLOGIA MOLDANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Professor de Negócios e Relações Internacionais do Ibmec/Insper. Especialista em inteligência artificial e sustentabilidade. Foi consultor da UNESCO para inteligência artificial (2023-2024), e atua como consultor de empresas. Doutor em Ciência Política pela USP/Columbia University of New York, e pesquisador visitante em diversos países.

HAULEY VALIM

HAULEY VALIM

DIREITOS HUMANOS E SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA

Sociólogo, Mestre em Ciências e Alquimista. Utiliza saberes dos Reinos Vegetal e Mineral como ferramenta pedagógica para pensar os desafios socioambientais na sociedade contemporânea e desenvolver protótipos de regeneração. Cuidador do Jardim Regenera Rio Doce, espaço de arte educação e educação ambiental em Foz do Rio Doce. É Prêmio Biguá de Sustentabilidade, 2023.

HORRARA MOREIRA

HORRARA MOREIRA

IA, COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO CLIMÁTICO: A TECNOLOGIA MOLDANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Pesquisadora, advogada e educadora popular. É diretora da Curumim Erê, organização que se dedica a assessoria jurídica popular a partir da economia do cuidado. Mestranda em Direito da Regulação pela FGV. Está coordenadora da Campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira e consultora em advocacy em organizações do terceiro setor. Conselheira municipal de proteção de dados da cidade do Rio de Janeiro.

INGRID TAVARES

INGRID TAVARES

COMO ATRAIR INVESTIMENTOS PARA A ECONOMIA AZUL POR MEIO DE MECANISMOS FINANCEIROS INOVADORES

Bacharel em Oceanografia pela UFPA. Mestre em Oceanografia Ambiental pela UFES. Sua pesquisa desenvolvida no Grupo de Pesquisa Ecologia Humana do Oceano, abordou a Economia Azul no setor turístico na região metropolitana do Espírito Santo. Pesquisadora do Grupo Economia do Mar (GEM) no subgrupo Relações Sociais.

ISABELLA BALTAZAR

ISABELLA BALTAZAR

ARTE, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL. O FUTURO DAS NARRATIVAS E EXPRESSÕES POPULARES

Produtora cultural, doutora em Letras, curadora e idealizadora da Letra Preta, uma organização pautada na diversidade e na inclusão, que atua em favor da redução das desigualdades através da educação, da arte e da comunicação.

ISRAEL SOARES

ISRAEL SOARES

CRÉDITOS DE CARBONO E ECONOMIA CIRCULAR: TRANSFORMANDO DESAFIOS EM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo IFES.Mestre em Engenharia Ambiental pela UFES. Doutorando em Meteorologia pela USP. Com mais de quinze anos de dedicação a projetos ambientais para grandes indústrias e agências ambientais no Brasil, América Latina, Oriente Médio, EUA e China. Atuou como Diretor Comercial da Aires Serviços Ambientais, empresa na qual gerenciou mais de 300 projetos ambientais focados na redução das emissões atmosféricas de grandes indústrias. Atualmente é Diretor Executivo da Greenway Environment and Climate, empresa dedicada à certificação e comercialização de créditos de carbono.

JADSON BELCHIOR

JADSON BELCHIOR

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA SE FAZ COM DECISÃO

Professor titular e pesquisador da UFMG. Responsável pelo Laboratório de pesquisa de captura de CO2 do Departamento de química da UFMG.

JESSICA CHAN

JESSICA CHAN

DESCOMISSIONAMENTO DE PLATAFORMAS OFFSHORE: COMPLIANCE, SUSTENTABILIDADE E PASSIVO AMBIENTAL

Graduada em Direito pela FDV, com especialização em Direito Ambiental pela UFPR e cursando MBA em Gestão de Negócios pela USP. Gerente Comercial do Porto Central, com 12 anos de atuação em áreas estratégicas da empresa. Possui sólida experiência em planejamento estratégico, gestão de vendas e contratos, negociação e relacionamento com parceiros institucionais e comerciais.

JOSI SANTOS

JOSI SANTOS

O CUSTO SOCIOAMBIENTAL DA FALSA SUSTENTABILIDADE EM TERRITÓRIOS PRESERVADOS E TRADICIONAIS

Quilombola do Território de Sapê do Norte. Graduada em Direito pela FDV. Especialista em Direito Material e em formação em Direito Ambiental pela PUC-Rio. Advogada Popular e militante dos direitos humanos. Mestranda em Ciências Sociais pela UFES. Secretária Adjunta da Comissão de Igualdade Racial da OAB-ES. Cofundadora da RENAAQ e fundadora da Rede Capixaba de Advogadas e Advogados Quilombolas. Pesquisadora de conflitos fundiários e socioambientais.

JOSY SANTOS

JOSY SANTOS

TRANSFORMANDO MODELOS DE NEGÓCIO PARA UM FUTURO JUSTO

Diretora executiva do Instituto Cória e líder em Inovação Social na Semente, com foco em negócios liderados por mulheres, diversidade e responsabilidade social. Mentora do Startup Weekend e speaker no South Summit 2023. Atua como conselheira estratégica e voluntária em organizações de impacto social. Reconhecida pelo prêmio Ser Humano por sua pesquisa em gestão de pessoas para mulheres. Articula temas de liderança feminina em veículos como Estadão, Exame e A Gazeta.

JULIANA BORGES

JULIANA BORGES

RACISMO AMBIENTAL E SAÚDE PÚBLICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO BRASIL

Bióloga, doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela UFC e auditora ambiental pela ABNT. Atua com gestão e auditoria ambiental em projetos de licenciamento em diversas regiões do país, com foco em justiça socioambiental e enfrentamento ao racismo ambiental. Participou da revisão do Plano Diretor e do Projeto Orla de Fortaleza, supervisionando também planos de manejo de áreas protegidas urbanas. É consultora ambiental, assessora parlamentar e conselheira titular do COEMA e do CRBio 5.

JULIANE SANTOS SOUSA

JULIANE SANTOS SOUSA

TRANSFORMANDO MODELOS DE NEGÓCIO PARA UM FUTURO JUSTO

Jornalista quilombola e gerente de comunicação e marketing do Sistema B Brasil, com mais de 15 anos de atuação nas agendas ambiental e climática. Gestora cultural, podcaster, roteirista e consultora em diversidade e inclusão. Pesquisa territórios quilombolas no Maranhão e desenvolve projetos sobre cultura e clima, com foco em racismo ambiental e mudanças climáticas na Amazônia Maranhense. Escreve para o portal Mundo Negro e já atuou na cobertura de eventos como a Rio+20 e o Fórum Mundial da Água. Foi apresentadora do programa Biosfera (Boa Vontade TV) por mais de 15 anos e colaborou com veículos como CNN Brasil, Canal Futura e Record TV.

JULIO ESPÍRITO SANTO

JULIO ESPÍRITO SANTO

A NOVA FRONTEIRA DA COMPETITIVIDADE

Executivo com mais de 18 anos de experiência em biocombustíveis, bioenergia e bioeconomia. Biomédico, doutor em Biotecnologia pela KU Leuven (Bélgica) e especialista em gestão de negócios (University of Illinois, EUA). Membro do conselho da LiYF 2G Bioethanol (Suíça) e consultor de negócios na Amachains, focado em GEE e estratégias de baixo carbono na Amazônia. Líder de uma consultoria global em biotecnologia e descarbonização desde 2016, e membro do BRICS Business Council e do B20 South Africa para o G20 (2025). Foi Diretor Geral do Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia e Diretor de Inovação na GranBio, além de ter liderado negócios no CTC, Lallemand e Instituto Tecnológico Vale.

KATIA COCO

KATIA COCO

POLÍTICAS HÍDRICAS, COMUNIDADES E MUDANÇA CLIMÁTICA

Mestre em Engenharia Ambiental e especialista em Segurança do Trabalho, com graduação em Engenharia Ambiental (UFES) e Tecnologia em Saneamento Ambiental (IFES). É Diretora de Engenharia e Meio Ambiente da CESAN desde 2023. Atuou por 13 anos na ARSP, onde foi diretora e gerente na área de saneamento. Também foi diretora da ABAR e coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento.

LAIS CAVALCANTE

LAIS CAVALCANTE

INOVAÇÃO ESTRUTURAL PARA UM ESG DE VERDADE

Engenheira Ambiental. Especialista em Educação Ambiental e Marketing, com mais de nove anos de experiência no setor de gerenciamento integrado de resíduos. Atua na interface entre técnica e comportamento, com foco em como a comunicação sustentável pode impulsionar a conscientização ambiental e promover a adoção de práticas responsáveis por empresas e sociedade.

LARA SOUZA

LARA SOUZA

TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS PARA O AGRONEGÓCIO SUSTENTÁVEL

Engenheira Agrônoma, Coordenadora-Geral de Produção Vegetal do Ministério da Agricultura e Pecuária. Coordena a implantação e operação da Plataforma Agro Brasil + Sustentável, plataforma digital governamental que objetiva integrar informações de bancos de dados oficiais de instituições públicas e privadas, gerando informações rastreáveis e confiáveis sobre a produção agropecuária sustentável no Brasil.

LARISSA MOCELIN

LARISSA MOCELIN

NARRATIVAS SUSTENTÁVEIS: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NO ESG CORPORATIVO

Advogada e empresária. Especialista em ESG pela USP. Pós-graduada em Direito Tributário, Liderança pela FGV-SP e Ciências Criminais pela FDV-ES. Com mais de 10 anos de experiência, atua na gestão estratégica de projetos jurídicos e de comunicação institucional. É coautora dos livros ESG – O Cisne Verde Brasileiro e Mulheres em ESG.

LAVITO BACARISSA

LAVITO BACARISSA

ODS 18 EM PAUTA: IGUALDADE RACIAL COMO COMPROMISSO ESTRUTURAL

Secretário-Executivo da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República. Coordena ações interministeriais e articulações com a sociedade civil para a implementação da Agenda 2030 no Brasil. Seu trabalho envolve a promoção de políticas públicas alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecendo a governança participativa e a integração de iniciativas sustentáveis em âmbito nacional.

LEANDRO CASTRO

LEANDRO CASTRO

COSTURANDO O FUTURO COM BIODIVERSIDADE E ECONOMIA CIRCULAR

Mestre em Engenharia e Gestão da inovação (Ufabc), estilista independente que faz parte do line up da São Paulo Fashion Week, com trabalho de criação a partir de resíduos têxteis, tendo já participado da Casa de Criadores e Brasil Eco Fashion Week. Graduado em moda e técnologia. Como artista, já participou de residências e exposições multimídia, como a mostra Artistas do vestir de 2024, e também é docente em cursos de graduação e pós-graduação.

LUCIANA SOUZA DE OLIVEIRA

LUCIANA SOUZA DE OLIVEIRA

CONTRIBUIÇÕES DA MOBILIZAÇÃO SOCIAL E DOS SABERES TRADICIONAIS NA PROTEÇÃO DA NATUREZA

Afroindígena, natural de Vila Regência Augusta (Linhares/ES), especialista em Linguística da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, mãe e funcionária pública municipal. Ativista climática e militante dos direitos humanos, foi palestrante e painelista na COP-28 e COP-29. Vice-presidente da ASCORD, coordenadora da Banda de Congo Mirim de Regência e integrante da Rede Vozes Negras pelo Clima. Atuou em Comitês Técnicos da Fundação Renova, buscando soluções para reparação, mitigação e compensação dos danos do rompimento da barragem de Mariana (MG), e integra o grupo Defensoras por Defensoras (OC).

LUIZ CARLOS ALVES DE OLIVEIRA

LUIZ CARLOS ALVES DE OLIVEIRA

INOVAÇÃO ESTRUTURAL PARA UM ESG DE VERDADE

Professor Titular do Departamento de Química da UFMG, com pós-doutorado pela Universidade da Califórnia. Três vezes vencedor do Prêmio Petrobrás de Tecnologia e do Prêmio Santander de Ciência e Inovação na categoria Indústria em 2008. Foi citado entre os 30 pesquisadores mais influentes da UFMG, integrando a lista dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo. Coordenador das pesquisas que geraram 3 startups: Fertilitatis Innovatio, Nanonib e NbAgro, focadas em soluções para o agronegócio.

MALU MOLINA

MALU MOLINA

SUSTENTABILIDADE NO CENTRO DA ATENÇÃO DOS CONSUMIDORES DE ALIMENTOS E BEBIDAS

Líder de inteligência em governo e comércio na Euromonitor International no Brasil. Especialista em gestão pública pelo Insper, tem 10 anos de experiência no setor público. Atuou na Assembleia Legislativa de São Paulo, na Prefeitura de São Paulo e na Câmara dos Deputados, com foco em relações internacionais, desenvolvimento sustentável, inovação e gestão de projetos.

MARCELLO BRITO

MARCELLO BRITO

O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO E OS DESAFIOS DA COP 30

Engenheiro de Alimentos, com MBA em comércio internacional, mestrado em Administração, Ciência e Gestão de Comércio Internacional. Atua há mais de 30 anos no agronegócio e na Amazônia. Presidiu a ABAG e foi co-facilitador da Coalizão Brasil, Clima, Floresta e Agricultura. Secretário-executivo do Consórcio Amazônia Legal, diretor acadêmico da FDC-Agroambiental e conselheiro de empresas e ONGs.

MARCELO POLESE

MARCELO POLESE

DO CAMPO AO OCEANO. TECNOLOGIAS MARÍTIMAS E O FUTURO DO AGRO

Zootecnista. Doutor em Ciência Animal. Gestor, pesquisador, extensionista e professor no Ifes – Campus Piúma, onde integra o primeiro Mestrado Profissional em Economia Azul e Biodiversidade do Brasil. Atuou no resgate emergencial da ictiofauna após o desastre de Mariana e coordenou a implantação do projeto “Cultivando para Pescar” na foz do Rio Doce. Representa institucionalmente o Ifes nos temas de Economia Azul e Circular, além de participar do Plano de Reestruturação da Gestão da Pesca e Aquicultura no contexto do acordo de reparação pelo rompimento da Barragem de Fundão.

MARCIO ANDRADE

MARCIO ANDRADE

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA SE EXPLICA: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO PARA O BRASIL QUE VEM

Pós-graduado em Direito e Gestão Ambiental, com graduação em Direito (Vitória/ES) e Processos Sucroalcooleiros (UEMG). Atua como advogado no escritório Andrade Lima Advocacia, é Secretário-Geral da Comissão de Direito Ambiental e Proteção Animal da 8ª Subseção da OAB de Vila Velha, Coordenador Geral Adjunto do MNODS-ES e Vice-Presidente da RGCS – Rede de Governança Climática e Sustentabilidade.

MARCUS NAKAGAWA

MARCUS NAKAGAWA

NARRATIVAS SUSTENTÁVEIS: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NO ESG CORPORATIVO

Doutor em sustentabilidade pela USP, autor premiado Jabuti, TEDx speaker e palestrante de sustentabilidade, ESG, empreendedorismo e estilo de vida. Idealizador, fundador e presidente da Abraps. Professor da Graduação e MBA da ESPM. Coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental. Coordenador e professor do curso de Business Sustainability for Leaders da Universidade Estadual de Nova York em Albany. Professor convidado do MBA Executivo da Fundação Dom Cabral, Faculdade EXAME e PUC-RS.

MARIANA CAETANO

MARIANA CAETANO

O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO E OS DESAFIOS DA COP 30

Especialista em sustentabilidade no agronegócio, com mais de 25 anos de experiência em inovação, governança e inteligência agroambiental. Atuou como CEO de uma fazenda de cafés especiais, passou por multinacionais de insumos e um fundo de venture capital voltado a agtechs. Fundadora da SALVA, climate tech que usa inteligência de dados para acelerar a transição para uma agricultura de baixa emissão de carbono.

MARINA DAMASCENO

MARINA DAMASCENO

COMO ATRAIR INVESTIMENTOS PARA A ECONOMIA AZUL POR MEIO DE MECANISMOS FINANCEIROS INOVADORES

Bióloga pela UFMG, com intercâmbio acadêmico na University of Sydney e especialista em Sustentabilidade pela Unesc. Atuou na formulação de políticas para economia azul e sociobiodiversidade no Espírito Santo, onde liderou a primeira Gerência de Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis do Brasil. Coordena projetos estratégicos em ESG e impacto na consultoria Oppen Social, com foco em advocacy e articulação multissetorial.

MARIO LOUZADA

MARIO LOUZADA

CRIMES EM UCs: UM ALERTA DO ESPÍRITO SANTO À COP 30

Diretor-Presidente do IEMA. Atuou como Secretário de Estado da Agricultura do ES e como Diretor-Presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF). Possui ampla experiência em gestão pública, com foco em políticas ambientais, agropecuárias e de desenvolvimento sustentável no estado. Foi superintendente do Ibama ES e vice presidente da ANAMMA.

MAURÍCIO LAMANO

MAURÍCIO LAMANO

ESTRATÉGIAS PARA A SAÚDE PÚBLICA EM TEMPOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Professor Visitante na Università degli Studi di Bari (Itália), Pós doutor pelo Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento Territorial da Universidade do Porto (Portugal); Pós doutor e Doutor pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP); Mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo (IBT/SP); graduado em Geociências e também em Ciências Biológicas.

MESTRA LUIZA CAVALCANTE

MESTRA LUIZA CAVALCANTE

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA SE FAZ COM DECISÃO

Agricultora afroecológica, educadora popular, mãe, avó e matrigestora do Sítio Ágatha, onde atua como presidenta da Associação de Educação, Arte, Cultura e Agroecologia. Escritora, benzedeira e produtora cultural, com trajetória como brincante popular, dançarina (Grupo Dança PE), oficineira de danças afro-populares e experiências em teatro de rua. Coordena o Festival Rompendo Cercas, integrando saberes ancestrais, arte e agroecologia em sua prática cotidiana.

MICHEL TESCH

MICHEL TESCH

SUSTENTABILIDADE NO CENTRO DA ATENÇÃO DOS CONSUMIDORES DE ALIMENTOS E BEBIDAS

Engenheiro Agrônomo. Especialista em Gestão Empresarial. Subsecretário de Desenvolvimento Rural do Espírito Santo. Servidor de carreira do Idaf-ES. Reúne experiência estratégica em projetos com Sebrae, Senar e gestões municipais.

MÁRCIO CÂNDIDO FERREIRA

MÁRCIO CÂNDIDO FERREIRA

COMUNICAÇÃO E O FUTURO SUSTENTÁVEL DO AGRO

Com 45 anos de experiência no setor cafeeiro, iniciou sua trajetória nas Empresas Tristão, no Rio de Janeiro, onde construiu uma carreira sólida, ocupando posições estratégicas até alcançar o cargo de Diretor Superintendente em um dos maiores grupos empresariais do Brasil no segmento de café. Atualmente, é Presidente do Conselho Deliberativo do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), contribuindo ativamente para o desenvolvimento e representatividade do setor no cenário nacional e internacional.

NALDO DANTAS

NALDO DANTAS

TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS PARA O AGRONEGÓCIO SUSTENTÁVEL

Gerente Executivo de Tecnologia e Inovação da FINDES, responsável pelo negócio de engenharia e P&D do Instituto SENAI de Tecnologia e do FINDESLAB, núcleo voltado ao desenvolvimento de fornecedores tecnológicos e startups maduras. Executivo com ampla experiência em inovação tecnológica e desenvolvimento de negócios, com passagens por empresas como Robert Bosch, Suzano, Votorantim e Inventta, entre outras.

NATÁLIA OLIVEIRA

NATÁLIA OLIVEIRA

ESTRATÉGIAS PARA A SAÚDE PÚBLICA EM TEMPOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mestre e Doutora pela FM-USP. Responsável pelo relatório síntese de saúde do SIMAClim (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação). Pós-doutoranda no Depto. de Ciências Básicas e Ambientais da EEL-USP, estudando a relação entre florestas urbanas e determinantes ambientais da saúde. Docente pesquisadora do Mestrado em Promoção da Saúde do UNASP, dedicando a pesquisa à relação entre meio ambiente e DCNTs, em sinergia com as Agendas 2030, do Clima e de Promoção da Saúde.

NEWTON NARCISO PEREIRA

NEWTON NARCISO PEREIRA

IMPACTOS AMBIENTAIS NA ECONOMIA AZUL

Professor Adjunto da UFF, atuando no Departamento de Engenharia de Produção em Volta Redonda. Jovem Cientista do Rio de Janeiro e bolsista de produtividade do CNPq. Doutor, Mestre e Pós-Doutor em Engenharia Naval e Oceânica pela USP, com formação em Engenharia de Produção (UnG) e Tecnologia Fluvial (Fatec Jahu). Coordena o Centro de Estudos para Sistemas Sustentáveis (CESS/UFF) e é autor do livro Portos e Terminais: do Planejamento à Operação. Possui mais de 15 anos de experiência em projetos marítimos e portuários, com foco em operação, dimensionamento, sustentabilidade (OPS/Shore Power), gestão de água de lastro e espécies invasoras, além de atuar em descomissionamento e reciclagem de unidades offshore.

NEYVAL REIS

NEYVAL REIS

RACISMO AMBIENTAL E SAÚDE PÚBLICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO BRASIL

Professor Titular da Ufes e bolsista de Produtividade nível 1 do CNPq. Foi coordenador da construção do Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização das Emissões de GEE do ES (NetZeroES). Atualmente é Coordenador do Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas do ES.

NÁDIA PONTES

NÁDIA PONTES

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA SE EXPLICA: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO PARA O BRASIL QUE VEM

Jornalista multimídia e documentarista especializada em meio ambiente e ciência. Correspondente da Deutsche Welle no Brasil e colaboradora da Revista Piauí. Mestre em Ciência Ambiental pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP. Já recebeu bolsas e prêmios do Pulitzer Center, Rainforest Journalism Fund, ICFJ, Berlin Science Communication Awards, Instituto Serrapilheira e Boundless Collective.

PABLO RAM

PABLO RAM

DESCOMISSIONAMENTO DE PLATAFORMAS OFFSHORE: COMPLIANCE, SUSTENTABILIDADE E PASSIVO AMBIENTAL

Engenheiro mecânico pela UFES, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Pós-graduado em Segurança de Processo pela UFES/FEST e mestre em Gestão Empresarial pela FGV. Gerente de projetos da Petrobras, com mais de 19 anos de experiência na indústria de óleo e gás. Lidera a carteira de projetos de descomissionamento no Sudeste do Brasil, coordenando iniciativas de alta complexidade técnica e estratégica. Ocupou diversas posições gerenciais na Petrobras, dentre elas: gestão de operações offshore, gestão de ativos industriais e implantação de grandes projetos.

PILSEN CA’LÍA DA COSTA PETERLE

PILSEN CA’LÍA DA COSTA PETERLE

POLÍTICAS HÍDRICAS, COMUNIDADES E MUDANÇA CLIMÁTICA

Pesquisadora e artista multidisciplinar, com atuação nas interseções entre as ciências ambientais, as humanidades e as artes visuais. Bacharela em Ciências Biológicas (UVV) e mestra em Oceanografia Ambiental (UFES). Atua em pesquisas voltadas à conservação de mamíferos terrestres e às interações entre seres humanos e ecossistemas costeiros, com enfoque em dinâmicas socioambientais. Desenvolve também trabalhos com fotografia documental e produção cultural.

PRISCILA GAMA

PRISCILA GAMA

COMPETITIVIDADE ESG E O FUTURO DO TRABALHO SUSTENTÁVEL

Jurista. Mestre em Sociologia Política e fundadora e CEO do DAS PRETAS, um laboratório de inovação social liderado por pessoas negras. Reconhecida como uma das líderes mais influentes em inovação para sustentabilidade no Brasil, é Tedx Speaker e foi eleita uma das 100 personalidades negras mais impactantes da lusofonia pela Power List 2024. Atua promovendo transformações organizacionais e soluções para desafios socioambientais, com foco em territórios periféricos e vulnerabilizados.

RACHEL FREIXO

RACHEL FREIXO

A NOVA FRONTEIRA DA COMPETITIVIDADE

Conselheira do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) e Subsecretária de Estado de Competitividade (SEDES) do Governo do Espírito Santo. Professora universitária e advogada (licenciada), especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), mestre e doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela Fucape Business School,. Formada em Gestão ESG pelo Insper.

RAFAEL DUARTE OLIVEIRA

RAFAEL DUARTE OLIVEIRA

TECNOLOGIA E INCLUSÃO NA SAÚDE: COMBATENDO OS IMPACTOS CLIMÁTICOS

Graduado em Relações Internacionais e especialista em Direitos Humanos, Cidadania Global e Responsabilidade Social. Atua como Coordenador de Avaliação e Captação de Novas Tecnologias em Saúde no ICEPi/SESA. Possui sólida experiência em inovação no setor público, com ênfase no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à saúde. Trabalha em projetos estratégicos que integram tecnologia, ciência e políticas públicas, promovendo o fortalecimento do SUS e o acesso universal à saúde.

RAQUEL PATAXÓ

RAQUEL PATAXÓ

CLIMA EM PAUTA: SAÚDE, PREVENÇÃO E VERDADE

Assistente Social e doutora em Serviço Social pela UFRJ. Professora da UFOP, onde integra o NEABI e o coletivo indígena Parentes. É membra da Wayrakuna – Movimento Plurinacional de Mulheres Indígenas e coordena o grupo de pesquisa Wayrakuna, vinculado ao CNPq. Atua na Articulação Brasileira Serviço Social e Povos Indígenas e na ABEPSS, na ênfase “Questão Indígena e Serviço Social”. Pesquisa temas como questão étnico-racial indígena, crise ambiental, bem viver e retomada indígena.

RICARDO MOTTA PINTO COELHO

RICARDO MOTTA PINTO COELHO

POLÍTICAS HÍDRICAS, COMUNIDADES E MUDANÇA CLIMÁTICA

Biólogo, ecólogo, especialista em Desenvolvimento Sustentável e Governança de Recurso Hídricos. Membro do Painel da ONU em Biodiversidade e Serviços do Ecossistema - IPBES.

ROBERTA GARCIA

ROBERTA GARCIA

DO CAMPO AO OCEANO. TECNOLOGIAS MARÍTIMAS E O FUTURO DO AGRO

Engenheira de Pesca, MBA em modernização e gestão portuária e mestrado em recursos pesqueiros e engenharia de pesca. Experiência como agente de campo para monitoramento da atividade pesqueira, responsável técnica habilitada para certificação higiênico-sanitária de embarcações pesqueiras e vistorias técnicas. Atualmente atuando como extensionista e prestando assistência técnica pelo INCAPER para pescadores e aquicultores.

ROBSON MONTEIRO

ROBSON MONTEIRO

COMO ATRAIR INVESTIMENTOS PARA A ECONOMIA AZUL POR MEIO DE MECANISMOS FINANCEIROS INOVADORES

Economista, geógrafo e cientista de dados, com um MBA em Gerenciamento de Projetos. Mestre em Engenharia Ambiental 20 anos de experiência no setor público e atuação no setor privado, com atuação em projetos nas áreas de Recursos Hídricos, Pagamento por Serviços Ambientais, Carbono, Financiamento Internacional, Eventos Extremos e Mudanças Climáticas.

SAMANTHA GRAIKI PROENÇA

SAMANTHA GRAIKI PROENÇA

IA, COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO CLIMÁTICO: A TECNOLOGIA MOLDANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Geógrafa, integrante da Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática (RIPERC) e da Câmara Temática Nacional de Educação Ambiental Climática, do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (CTNEAC/FBMC). Coautora da cartilha “Educação Climática: Guia Prático para Famílias e Educadores”, em parceria com Famílias pelo Clima, Saúde Planetária Brasil (USP) e Escolas pelo Clima. Líder da Realidade Climática pelo The Climate Reality Project Brasil.

SAMILLA FIGUEIRA

SAMILLA FIGUEIRA

TECNOLOGIA E INCLUSÃO NA SAÚDE: COMBATENDO OS IMPACTOS CLIMÁTICOS

Graduada em Serviço Social. Especialista em Intervenção Psicossocial no Contexto das Políticas Públicas. Pós-graduanda em Excelência Operacional em Saúde pelo Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. Atuou como supervisora da Autorregulação Formativa Territorial, coordenadora do Projeto de Gestão do Acesso pelo ICEPi/SESA. Está como Superintendente Estadual de Saúde da Região Sul/SESA.

SANDRO BENELLI

SANDRO BENELLI

GOVERNANÇA DE DADOS, TECNOLOGIAS E O FUTURO DA SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA

Professor de ESG no MBA de Gestão Empresarial na FGV e professor de ESG e Instrumentos de Compliance no MBA da USP/Esalq. Doutorando em ESG pela FGV/EAESP.

SANDRO SILVA

SANDRO SILVA

REGENERAÇÃO CLIMÁTICA: TERRITÓRIOS, SABERES E NOVOS PARADIGMAS PARA A COP 30

Doutor em Antropologia. Professor na Ufes. Licenciatura Intercultural Indígena e no Programa de Pós-Graduacão em Ciências Sociais. Membro do NEAB-UFES e do Comitê de Quilombos da Associação Brasileira de Antropologia. Pesquisador da Rede Nova Cartografia Social. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre relações etnicoraciais, patrimônio cultural e Direitos Humanos. Consultor da temática povos e comunidades tradicionais.

SHEILA GONÇALVES

SHEILA GONÇALVES

COSTURANDO O FUTURO COM BIODIVERSIDADE E ECONOMIA CIRCULAR

Quilombola da comunidade do Morro da Onça, em Conceição da Barra (ES) e ourives e designer de joias, graduanda em Gemologia pela UFES. Mentora e instrutora do projeto Pretas & Brilhantes para formação de jovens mulheres pretas em vulnerabilidade social no ofício da ourivesaria.

SIBA PURI

SIBA PURI

ARTE, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL. O FUTURO DAS NARRATIVAS E EXPRESSÕES POPULARES

Cantora, percussionista, arte-educadora e formada em Turismo pela UFPE. Criadora do conceito “Dub Originário”, utiliza sua arte para levantar questões sociais, ambientais e indígenas, conectando espiritualidade, memória e território. Foi premiada pela cooperativa suíça Artlink, teve seu trabalho exposto na WOMEX (Portugal) e representou a música indígena no 5º Congresso Nacional da CSI (Austrália). Deu palestra em evento da ONU sobre ancestralidade e meio ambiente, e foi pré-finalista do Prêmio Pactual da Música Brasileira. Integra o Movimento Plurinacional de Indígenas Mulheres Wayrakuna e o Movimento da Juventude Indígena em Contexto Urbano de Pernambuco.

SILVIO SOUZA

SILVIO SOUZA

INOVAÇÃO ESTRUTURAL PARA UM ESG DE VERDADE

Profissional com experiência nas áreas de ESG e Sustentabilidade, com atuação em Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Responsabilidade Social e Ouvidoria. Experiência na implementação e gestão de Sistemas Integrados, com domínio das normas ISO 9001, 14001, 39001, 45001 e 55001.

SIMONE KLEIN

SIMONE KLEIN

COMO ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS NET ZERO SEM PERDER EFICIÊNCIA

Engenheira química com mais de 30 anos de experiência em grandes indústrias, atuando em liderança de equipes, planejamento estratégico e gestão de projetos. Especialista em ESG, engenharia ambiental e metodologias ágeis como Scrum. Atualmente integra o Instituto E+ Transição Energética, liderando iniciativas de descarbonização industrial. Mestranda em Economia Circular e Inovação pela USP, com foco em modelos regenerativos aplicados à indústria.

SIMONE MACHADO

SIMONE MACHADO

CONTRIBUIÇÕES DA MOBILIZAÇÃO SOCIAL E DOS SABERES TRADICIONAIS NA PROTEÇÃO DA NATUREZA

Bióloga formada pela UFES, com atuação como pesquisadora, mobilizadora social e consultora. Especialista em educação para a sustentabilidade, facilitação participativa e políticas públicas territoriais, com experiência em mediação de conflitos, impactos socioambientais e assessoria etnoambiental. Atuou na demarcação da Comunidade Quilombola de São Pedro/ ES, foi consultora da UNESCO/FUNAI na demarcação de Terras Indígenas Guarani (RJ/SP) e pesquisadora do projeto Conexões Quilombolas (FAPES/SEAG/INCAPER) no Sapê do Norte.

STANLEY LOHAN

STANLEY LOHAN

MAR EM ALERTA: COMO A POLUIÇÃO OCEÂNICA E O AQUECIMENTO GLOBAL AFETAM NOSSA SAÚDE

Graduado em Ciências Biológicas pela UVV. Mestre em Oceanografia Ambiental pela UFES. Desenvolve pesquisas sobre poluição marinha e costeira, com foco em seus impactos ambientais, sociais e econômicos. Atua na caracterização e no reaproveitamento de resíduos plásticos. Participa de projetos socioambientais e organização de eventos científicos.

STARLEY BONFIM SILVA

STARLEY BONFIM SILVA

IDENTIDADE CRIATIVA: CULTURA COMO ESTRATÉGIA DE FUTURO NO BRASIL

Artista urbano com atuação desde 2010. Fundador do Coletivo FG Crew, Diretor Executivo da iÁ Estúdio e idealizador do Festival ORIGRAFFES. Reconhecido pelo uso do realismo no graffiti, seu trabalho aborda temas da Afrodiáspora e a representação de pessoas negras nos espaços urbanos. Participou de festivais internacionais como Meeting of Styles (Dinamarca) e ArtScape (Suécia), além de realizar intervenções artísticas na Noruega.

SÉRGIO MIGUEL LEANDRO

SÉRGIO MIGUEL LEANDRO

DO CAMPO AO OCEANO. TECNOLOGIAS MARÍTIMAS E O FUTURO DO AGRO

Doutor em Biologia pela Universidade de Aveiro (Portugal), é docente do ensino superior politécnico em Portugal desde 2006. É diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar da Universidade Politécnica de Leiria desde 2014 e coordenador científico do Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche (Smart Ocean). Integrou a Comissão Diretiva da Ordem dos Biólogos na qualidade de Vogal entre abril 2021 e março 2025. Atualmente tem focado a sua atividade de investigação em torno da Bioeconomia Azul e da criação de clusters para a Economia Azul.

SÉRGIO XAVIER

SÉRGIO XAVIER

POLITICAS PÚBLICAS REGENERATIVAS PARA LITORAIS DO BRASIL

Coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima – FBMC e integrante do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima – CIM. Jornalista, inovador socioambiental, criador dos Labs de Economia Regenerativa e Inclusiva de Fernando de Noronha e do Rio São Francisco. Foi Secretário de Meio Ambiente de Pernambuco (2011 a 2017), onde coordenou o 1º Plano Estadual de Mudanças Climáticas, implantou unidades de conservação e desenvolveu projetos de Bioeconomia.

TALITA ASANO

TALITA ASANO

COMUNICAÇÃO E O FUTURO SUSTENTÁVEL DO AGRO

ESG Advisor na Serasa Experian. Engenheira ambiental, com mais de 10 anos de experiência em sustentabilidade no agronegócio, com atuação em certificações, implementação e avaliações socioambientais.

THALES MACHADO

THALES MACHADO

PODER, JUSTIÇA E MOBILIZAÇÃO CLIMÁTICA. QUEM DEFINE O FUTURO DO BRASIL?

Advogado com graduação em Direito pela PUC-MG, onde também se especializou em Ciências Penais e Direito Ambiental e Minerário. Especialista em Formação e Mobilização de Lideranças para a Defesa da Democracia pela Escola do Parlamento e mestre em Direito pela UFMG. Possui experiência em Direito Ambiental e Minerário e Direitos Humanos na iniciativa privada, no terceiro setor e Legislativo, especialmente em litígios ambientais e climáticos, temas que também pesquisa. Assessor de Defesa dos Direitos Socioambientais na Conectas Direitos Humanos.

VANESSA AVANCI

VANESSA AVANCI

CAPITAL QUE TRANSFORMA COMPETITIVIDADE EM DESENVOLVIMENTO

Doutora em Economia com pós-doutorado na área de Políticas de Inovação e ênfase em patentes de tecnologias verdes. assessora no Bandes, com atuação voltada para finanças sustentáveis e soluções financeiras para o impacto positivo ambiental, social e no desenvolvimento econômico.

VANIA BUENO

VANIA BUENO

FINANÇAS VERDES EM LINGUAGEM ACESSÍVEL

Jornalista, escritora e especialista em comunicação estratégica com mais de 40 anos de experiência. Autora do livro Comunicação na Governança, atua como mentora e conselheira em projetos de comunicação humanizada e alinhada a valores institucionais. É professora convidada em instituições como USP, Fundação Dom Cabral e ABERJE, além de integrar a Comissão de Ética do IBGC e o Conselho do Capitalismo Consciente Brasil.

VERONICA VASSALO

VERONICA VASSALO

TRANSFORMANDO MODELOS DE NEGÓCIO PARA UM FUTURO JUSTO

Especialista em Psicologia Organizacional e Educação para Relações Étnico-Raciais. Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social pela PUC. Pós- graduada em Direitos humanos pela UFABC. Gerente de diversidade, equidade e inclusão do Pacto Global da ONU - Rede Brasil, assistente Social, professora universitária, pesquisadora. Especialista em Psicologia Organizacional e Educação para Relações Étnico-Raciais.

VERÔNICA BITTI

VERÔNICA BITTI

SUSTENTABILIDADE NO CENTRO DA ATENÇÃO DOS CONSUMIDORES DE ALIMENTOS E BEBIDAS

Engenheira Agrícola e Ambiental graduada na UFV. Supervisora Agrícola Cafés na Nestlé. Responsável pela gestão e implementação de projetos voltados para agricultura regenerativa e redução de carbono na região de café Conilon (ES e BA). Tem experiência internacional em sustentabilidade na cafeicultura e outras culturas, SSMA e projetos florestais.

VICTOR DE JESUS

VICTOR DE JESUS

RACISMO AMBIENTAL E SAÚDE PÚBLICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO BRASIL

Pesquisador em racismo ambiental, desigualdades interseccionais em saneamento, iniquidades em saúde ambiental e injustiça climática. Foi assessor técnico dessa temática no DVSAT/MS. Coordenador do URBES (UFES) e integrante do LAPAJ (UFES).

VICTOR NUNES TOSCANO

VICTOR NUNES TOSCANO

IDENTIDADE CRIATIVA: CULTURA COMO ESTRATÉGIA DE FUTURO NO BRASIL

Economista e mestre pela UFES. Atua como EPPGG no Governo do Espírito Santo. Foi Coordenador de Estudos Econômicos no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Desde 2017 integra o Núcleo de Avaliação e Gestão da Informação (SETADES). Trabalha com planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

WALESKA QUEIROZ

WALESKA QUEIROZ

CIDADES DO FUTURO: IA E INFRAESTRUTURA PARA A RESILIÊNCIA CLIMÁTICA

Engenheira sanitarista e ambiental. Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis com foco em justiça climática. Negra, amazônida e natural da Baixada da Terra Firme, acumula 14 anos de atuação em projetos socioambientais que articulam clima, territórios, políticas públicas e advocacy, com ênfase em raça, gênero, participação popular e adaptação antirracista. Cofundadora do Observatório das Baixadas e representante institucional da COP das Baixadas, é reconhecida como liderança climática do século XXI pela Youth Climate Leaders e pelo programa 90 Youth Voices do British Council. Atua nacional e internacionalmente, incluindo participação na COP28, COP29 e no Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.

WALTER LUIZ

WALTER LUIZ

O CUSTO SOCIOAMBIENTAL DA FALSA SUSTENTABILIDADE EM TERRITÓRIOS PRESERVADOS E TRADICIONAIS

Mestre em Ecologia e especialista em Neurofisiologia, com atuação em educação ambiental e mudanças climáticas. Autor do livro Gaia Uma Semente, é consultor, palestrante e instrutor em projetos e cursos interdisciplinares sobre meio ambiente, Ecopsicologia e sustentabilidade. Professor em graduação e pós-graduação nas áreas biológica e ambiental.

ZINA LEAL

ZINA LEAL

COSTURANDO O FUTURO COM BIODIVERSIDADE E ECONOMIA CIRCULAR

Multiartista e poeta, graduada em Artes Plásticas pela UFES. Mestre em Design de Moda e Tecnologia do Vestuário pela UDESC. Atua com sustentabilidade e economia circular, desenvolvendo produtos com materiais de descarte em seu ateliê. Ministra oficinas de moda sustentável e realiza projetos voltados à economia criativa e geração de renda.

Patrocínio
Apoio
Apoio Institucional
Realização
Curadoria
Certificação Ambiental

A SUA MARCA PODE ESTAR AQUI

QUERO PATROCINAR