ES está em alerta para vendaval e tempestade; vejas as cidades

Ventos intensos e tempestades atingem o Espírito Santo e Inmet emite alertas para os municípios. Confira os detalhes e orientações

zona de convergência
Foto: Alissandra Mendes/Sustentabilidade Brasil -

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o Espírito Santo com início nesta segunda-feira (28). O primeiro aviso é de ventos costeiros com grau de severidade “perigo”, com previsão de rajadas intensas ao longo do litoral capixaba, com movimentação de dunas de areia sobre construções próximas à orla. O segundo alerta é de tempestade com grau de severidade “perigo potencial”, prevendo chuvas de até 50 mm por dia, ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.

O alerta de ventos costeiros é válido das 10h do dia 28 até as 23h59 do dia 29 de julho. Já o aviso de tempestade vale apenas para o dia 28, entre 10h e 23h59.

Os municípios atingidos pelo alerta de ventos costeiros são: Alfredo Chaves, Anchieta, Aracruz, Cariacica, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, Iconha, Itapemirim, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Já os municípios sob risco de tempestade com ventos intensos e possível queda de granizo incluem: Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Entre os riscos potenciais destacados pelo Inmet estão: interrupções pontuais no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e danos em plantações.

A Defesa Civil recomenda que, em caso de rajadas de vento, não se procure abrigo debaixo de árvores e não se estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade. O uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada também deve ser evitado durante as tempestades.

Para mais informações e emergências, os telefones da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193) estão disponíveis.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui