Black Friday? Não, Dia de Doar! Conheça a ação sustentável mundial

O movimento foi criado em 2012 nos EUA e, é uma excelente oportunidade para fortalecer a cultura da doação, da solidariedade e sustentabilidade. Conheça!

Foto: Reprodução / Divulgação -

O Dia de Doar é uma iniciativa global que incentiva as pessoas a realizarem doações de dinheiro, tempo ou recursos em benefício de causas sociais. Ele ocorre sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos (o “Giving Tuesday”). O movimento foi criado em 2012 nos EUA e, desde então, se expandiu para diversos países, incluindo o Brasil.

No Brasil, o Dia de Doar acontece anualmente em novembro, e seu objetivo principal é fomentar a solidariedade e incentivar a participação de cidadãos, empresas e organizações no apoio a causas sociais e na promoção de mudanças positivas. Durante esse dia, são realizadas diversas campanhas e ações de arrecadação para organizações não-governamentais (ONGs), projetos sociais e iniciativas de impacto comunitário.

Foto: Reprodução / Divulgação

Impactos

Dessa forma, direta e indiretamente o movimento global social acaba por transformar-se em uma ação de sustentabilidade, uma vez que fomenta a circularidade no consumo da população. Além disso, configura-se como uma ação da agenda ESG (na esfera social), onde população passa a ter contato com uma conscientização coletiva, fraterna e de propósito. Repensando assim, a esfera do consumismo, por exemplo, especialmente no cenário da Black Friday, quando há um enaltecer exacerbado às compras.

Além disso, a campanha mobiliza diferentes setores da sociedade, incluindo ONGs, empresas, escolas, comunidades e cidadãos, todos incentivados a contribuir de alguma forma, seja por meio de doações financeiras, trabalho voluntário ou compartilhamento de iniciativas nas redes sociais.

Como funciona:

  1. Doações financeiras: Muitos participantes fazem contribuições para ONGs ou causas que apoiam.
  2. Voluntariado: Pessoas oferecem seu tempo para ajudar em ações de caridade ou para fortalecer projetos sociais.
  3. Mobilização e Divulgação: As organizações e cidadãos ajudam a divulgar o movimento nas redes sociais, gerando mais engajamento e compartilhamento de informações.
Foto: Reprodução / Divulgação

Dessa forma, o Dia de Doar no Brasil é uma excelente oportunidade para fortalecer a cultura da doação e da solidariedade, além de ser uma data para reforçar o apoio a ações locais e internacionais de combate à desigualdade e promoção de direitos.

Assim, a data é um movimento para promover a generosidade e a cultura de doação. É uma mobilização que promove um país mais doador e empático por meio da conexão de pessoas. E faz isso celebrando o prazer que é doar, e impulsionando o hábito de doar o tempo todo.

Como movimento, não é centralizado: a marca, os materiais de campanha, manuais de apoio, etc, são todos disponibilizados para que cada um que queira participar possa se apropriar e criar sua própria iniciativa.

Acompanhe, então, as atividades, localize o local da ação mais perto de você, escolha seu propósito de fraternidade e junte-se a essa causa nobre social e de consumo sustentável.

Foto: Reprodução / Divulgação

Para conhecer o movimento mundial acesse AQUI!

Quem faz o Dia de Doar acontecer é quem está do outro lado da ação. Seja doando ou fazendo uma ação para estimular a doação de toda a comunidade. Compartilhe com a hashtag #diadedoar nas mídias sociais.

*Com informações do Dia de Doar

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui