O Monumento Natural o Frade e a Freira (Monaff), localizado no sul do estado do Espírito Santo, promoveu, no começo do mês, mais uma oficina de planejamento participativo, que faz parte da quarta etapa da elaboração do Plano de Manejo da Unidade. O evento contou com a presença de moradores locais, representantes da sociedade civil e integrantes de diversas instituições sociais.
O principal objetivo da oficina foi realizar uma análise situacional do Monaff. Assim, contribuindo para a construção de um modelo conceitual da Unidade de Conservação (UC). Para isso, foi adotada uma metodologia que priorizou a participação ativa de todos os presentes. Promovendo, então, de forma colaborativa, a troca de ideias e a coleta de informações essenciais para garantir uma gestão integrada e efetiva da Unidade.
O Frade e a Freira
De acordo com Janine Scandiani, gestora do Monaff, o encontro representou um avanço significativo na elaboração do Plano de Manejo. Assim, ele continua a buscar a integração social e ambiental, com o propósito de assegurar a proteção e a sustentabilidade do patrimônio natural da região.“A elaboração do Plano de Manejo é uma construção conjunta que precisa considerar as perspectivas de todos os envolvidos, principalmente da comunidade local. Esse diálogo é fundamental para garantir que o plano atenda às necessidades de preservação e uso sustentável da área, integrando as expectativas e conhecimentos dos participantes”, afirmou, então, Janine Scandiani.
Entre os participantes, estavam os servidores do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema). Além disso, participaram representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Bem como das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Itapemirim, Rio Novo do Sul e Cachoeiro de Itapemirim. Também estiveram presentes a Secretária de Administração de Vargem Alta, a Associação Capixaba de Escalada e a ONG Caminhadas e Trilhas.
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui