Delegação da Argentina abandona COP29

Segundo apurações do canal CNN, a comitiva foi instruída pelo governo Milei a deixar a conferência climática da ONU

Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Tomas Cuesta/AFP -

A Argentina retirou sua delegação da COP29, no Azerbaijão, por ordem do Ministério das Relações Exteriores, conforme confirmou uma fonte de Assuntos Ambientais da chancelaria à CNN nesta quarta-feira (13).

Os membros da delegação argentina estavam presentes nos primeiros dias da COP29, que teve início na segunda-feira (11) em Baku, Azerbaijão, mas receberam ordens de Buenos Aires para deixar o evento.

A fonte também confirmou que outra parte da delegação, que deveria viajar nesta quarta-feira (13) para Baku, não seguirá mais para o local, e a equipe que já estava trabalhando na cúpula não continuará no evento.

Posicionamento da Argentina

O governo de Javier Milei já havia expressado oposição a negociações relacionadas a questões ambientais.

Divulgação/COP29

Em seu discurso na Assembleia da ONU, Milei acusou a organização de tentar “impor uma agenda ideológica” e se afastou das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

“Estamos diante do fim do ciclo. O coletivismo e a postura moral da agenda acordada colidiram com a realidade e já não têm soluções para oferecer aos problemas do mundo. Na verdade, eles nunca os tiveram”, afirmou Milei durante a cúpula.

Durante a campanha nas eleições, Milei foi ainda mais explícito sobre o assunto. “Todas essas políticas que culpam os humanos pelas alterações climáticas são falsas e a única coisa que procuram é angariar fundos para financiar socialistas preguiçosos que escrevem artigos de segunda categoria”, afirmou Milei quando era candidato.

O que é a COP?

A COP é o órgão supremo de tomada de decisões da Convenção. Todos os Estados que são Partes da Convenção são representados na COP, na qual eles revisam a implementação da Convenção e quaisquer outros instrumentos legais que a COP adota e tomam decisões necessárias para promover a implementação efetiva da Convenção, incluindo arranjos institucionais e administrativos.

Mais informações sobre a COP


Uma tarefa fundamental para a COP é revisar as comunicações nacionais e inventários de emissões enviados pelas Partes. Com base nessas informações, a COP avalia os efeitos das medidas tomadas pelas Partes e o progresso feito para atingir o objetivo final da Convenção.

A COP se reúne todo ano, a menos que as Partes decidam o contrário. A primeira reunião da COP foi realizada em Berlim, Alemanha, em março de 1995. A COP se reúne em Bonn, a sede do secretariado, a menos que uma Parte se ofereça para sediar a sessão. Assim como a Presidência da COP se reveza entre as cinco regiões reconhecidas da ONU – ou seja, África, Ásia, América Latina e Caribe, Europa Central e Oriental e Europa Ocidental e Outros – há uma tendência para que o local da COP também mude entre esses grupos.

*Com informações da CNN

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui