Para fortalecer parcerias e alinhar estratégias de atuação conjunta à promoção da sustentabilidade e preservação ambiental, o governo de Rondônia (RO) promoveu um intercâmbio com representantes do Governors’ Climate and Forests Task Force (GCF-TF) e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), na terça-feira (6), em Porto Velho
O intercâmbio aconteceu por meio de uma visita à Sala de Situação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). O local faz parte da estrutura da Coordenadoria de Ciências (Cogeo) e ocupa um papel fundamental na estratégia de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável, se destacando por suas pesquisas e avanços tecnológicos na análise de solo, água e outros componentes ambientais.
Durante a visita foram discutidos diversos projetos em andamento e futuras colaborações, com ênfase na implementação de políticas públicas que visam à mitigação das mudanças climáticas e a promoção de alternativas sustentáveis ao desmatamento e às queimadas. A troca de experiências e conhecimentos entre as instituições foi um dos pontos altos do encontro, evidenciando a importância da cooperação entre entidades nacionais e internacionais para o desenvolvimento de soluções eficazes aos desafios ambientais contemporâneos, e fortalecimento da capacidade de atuar de forma integrada e eficaz, promovendo assim, a ciência e a tecnologia a serviço do meio ambiente.
Assim, para o governador de RO, Marcos Rocha, o intercâmbio é uma oportunidade ímpar de unir forças. Além disso, abre margem para compartilhar conhecimento com entidades que têm uma importante função na preservação ambiental. “A troca de experiências e o alinhamento de estratégias nos permitem agir de forma mais coordenada e eficiente contra o desmatamento e as queimadas. Queremos, juntos, avançar em políticas públicas que promovam a sustentabilidade e combatam as mudanças climáticas”, salientou.
SALA DE SITUAÇÃO
De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a Sala de Situação é um exemplo do compromisso com o desenvolvimento sustentável. Com isso, utiliza da ciência e tecnologia para monitorar e preservar os recursos naturais. “Fortalecer as relações institucionais e compartilhar conhecimentos técnicos são passos fundamentais para o desenvolvimento de políticas ambientais robustas. A colaboração com o GCF-TF e Abema fortalece nossa capacidade de enfrentar os desafios ambientais”, evidenciou.
COLABORAÇÃO SUBNACIONAL
O Governors’ Climate and Forests Task Force (GCF-TF) (Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas) é uma colaboração subnacional única entre 38 estados e províncias do Brasil, Indonésia, México, Nigéria, Peru, Espanha e Estados Unidos, focada em construir uma colaboração entre governos, sociedade civil e setor privado para reduzir o desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável.
ABEMA RO
A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente é uma entidade que reúne os órgãos estaduais de meio ambiente do Brasil. Assim, juntos buscam promover a articulação e cooperação entre os estados na implementação de políticas ambientais eficientes e eficazes.
Fonte: Portal Governo do estado de RO
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: José Leandro Barbosa
Secom – Governo de Rondônia (RO)
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui