Um grupo de empresários de Parauapebas e região, no Pará, veio conhecer as boas práticas adotadas pelo município de Bonito que o tornaram referência internacional em Ecoturismo. A visita técnica foi uma realização do Polo Sebrae de Ecoturismo e da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) e ocorreu nos dias 23 e 24 de abril, incluindo agendas com representantes do segmento.
Uma das boas práticas que a caravana conferiu de perto foi o voucher único de Bonito, um modelo de ingresso padronizado que define os valores repassados diretamente para a arrecadação municipal e aos prestadores de serviço e empresas envolvidos em cada atividade. Os empreendedores de agências de turismo do Pará optaram por ter a experiência de papel de cliente com o propósito de entender na prática como é realizado o agenciamento e geração de voucher no município.
A visitante Grazielly Silva e proprietária da Magic Travel, que atua com viagens nacionais e regionais no rodoviário, afirma que essa imersão ajudou a vislumbrar novas soluções para a empresa. “É de suma importância na nossa cidade essa experiência, pois hoje contamos com diversas agências e temos várias rotas que ainda não estão disponíveis para venda por falta de organização, estamos com um projeto pra implementação do voucher para fazer acontecer”, afirmou.
Bonito como referência nacional
Além disso, para enriquecer essa experiência e torná-la mais imersiva, os empresários visitaram as atrações Gruta do Lago Azul, Parque Ecológico do Rio Formoso e Balneário Municipal. O empresário da agência Trilhas de Carajá, Wellington Moraes, foi um dos participantes e afirma que a visita foi enriquecedora.
“A hospitalidade, os atrativos naturais bem cuidados, os guias capacitados e a consciência ambiental evidenciada em Bonito estabelecem um padrão de excelência a ser seguido em nosso município. Recomendamos que Parauapebas se espelhe em práticas sustentáveis e de preservação ambiental, buscando desenvolver um turismo de qualidade, respeitoso e consciente, esses devem ser os pilares fundamentais para o crescimento saudável do turismo em nossa região”, disse o empresário.
A programação também incluiu conversas com representantes da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Bonito e do Conselho Municipal de Turismo de Bonito (Comtur). A secretária Municipal de Turismo de Parauapebas, Adriana Lins, avalia que essa troca de conhecimentos é fundamental para auxiliar na formatação de novas soluções para o turismo na cidade.
Trabalho Conjunto
“A atenção e o profissionalismo demonstrados pelo time do Sebrae, bem como dos outros profissionais públicos e privados, nos proporcionaram uma experiência ímpar, a qual certamente irá contribuir significativamente para a melhoria e crescimento do turismo no nosso município. Os participantes não só compartilharam suas vastas experiências conosco, mas também se mostraram atentos e abertos a discutir nossas questões específicas”, disse a secretária.
O turismo em Bonito é a principal atividade econômica no município. Apenas no ano passado, a região recebeu 313 mil visitantes, conforme dados da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Sectur). O analista do Sebrae/MS e gestor do Polo de Ecoturismo, Telcio Prieto Barboza, afirma que essas ações com outros municípios também auxiliam a promover a região de Bonito como um possível destino para novas agências.
“Toda essa programação envolvendo gestores públicos e visita aos atrativos tem o objetivo de permitir que os visitantes conheçam um pouco da organização turística de Bonito, desse histórico do desenvolvimento e o impacto da atividade. A interação com o Comtur de Bonito serviu para que eles pudessem entender como é o fluxo das reuniões, o que é conversado e decidido lá, quais são as pautas, e conversar com os membros”, enfatiza.
Polo Sebrae Ecoturismo
Localizado em Bonito (MS), o Polo Sebrae de Ecoturismo tem como objetivo auxiliar pessoas interessadas no setor do turismo a aplicar ações de maneira sustentável e eficaz a partir do oferecimento de serviços e produtos. Criado pelo Sebrae/MS, o Polo também fornece dados e soluções aos empreendimentos. Dentre as ações oferecidas, estão as visitas de benchmarking, que são agendas técnicas em destinos selecionados para os participantes conhecerem o local, a organização e as boas práticas sustentáveis implementadas.
O Polo tem como objetivo produzir e divulgar conteúdo para entidades ligadas ao turismo, auxiliando na implementar de ações de forma prática, de forma a contribuir para a construção de uma base mais sustentável para os destinos turísticos brasileiros. O público-alvo são empreendedores de destinos ecoturísticos, gestores públicos; parceiros institucionais e colaboradores do Sistema Sebrae.
Quem quiser visitar o espaço pode agendar uma visita guiada com especialistas do Sebrae deve acessar ecoturismo.sebrae.com.br. Mais informações pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.
Fonte: Victória Amorim
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui