O Sustentabilidade Brasil vai reunir lideranças, autoridades, especialistas e pessoas que querem fazer a diferença no futuro do Brasil para encontrar soluções e boas práticas de sustentabilidade. Você está convidado a fazer parte dessa história.
Aqui vamos promover práticas sustentáveis e enfrentar desafios globais urgentes através de diálogo e colaboração entre diferentes setores. O Sustentabilidade Brasil será um espaço para disseminar conhecimento e fortalecer ações que apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, contribuindo significativamente para a COP 30.
Temas críticos à sustentabilidade, desde economia verde até transição energética. Um tema ideal para quem busca entender os esforços globais e nacionais em sustentabilidade.
Integração de práticas sustentáveis no contexto corporativo, com ênfase especial na agenda ESG, abordando temas como mercado de carbono, direitos humanos, gestão de riscos e finanças sustentáveis.
Uma discussão profunda sobre as soluções e inovações necessárias para enfrentar os desafios urbanos e energéticos atuais.
Práticas sustentáveis e inovações relevantes no setor agrícola por meio de temas que vão desde sustentabilidade e inovação até adaptação climática e regulamentação ambiental.
A Sustentabilidade se constrói na coletividade.
Sócio e Gestor ESG – Sustentabilidade na empresa MGA Ambiental, consultoria especializada em grandes organizações. Professor Universitário na Faculdade Pio XII, desde fevereiro/2014. Disciplina Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; Direito Ambiental. Atual Vice-presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (COEMAS) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), desde agosto/2020. Atual Presidente da Comissão Estadual de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Espírito Santo (OAB-ES), desde fevereiro/2019. Atual Membro da Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA), desde outubro/2020. Atual Membro da Câmara Técnica do Conselho da Federação CT2 - Desenvolvimento Econômico Sustentável e Mudança do Clima. Atual Membro da Câmara Técnica Especial de Acompanhamento do Programa Nacional De Consolidação do Pacto Nacional Pela Gestão das Águas - PROGESTÃO do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), desde outubro/2022. Atual Membro da Rede de Gestores de Unidades de Conservação do Corredor Central da Mata Atlântica (RGCCMA), desde maio/2014. Ex-presidente da Câmara Técnica de Licenciamento de Grandes Projetos, Acompanhamento de Condicionantes de Licenças Ambientais, Fiscalização e Compensação Ambiental do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA, entre outubro/2020 e dezembro/2021.
Atua como diretora executiva no Instituto Cória e líder em Inovação Social na Semente. Especialista em negócios liderados por mulheres, diversidade, equidade e inclusão, inovação e responsabilidade social corporativa. Já atuou no programa Shell Iniciativa Jovem, foi mentora do Startup Weekend edição Impacto Vix e Women Nacional e speaker no South Summit 2023, em Porto Alegre. Voluntária na diretoria de Diversidade ABRH-ES. Foi reconhecida pelo prêmio Ser Humano com a pesquisa Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas Voltadas para Mulheres no Estado do Espírito Santo. Escreveu sobre a temática diversidade, empreendedorismo e lideranças femininas para o Estadão, Exame, A Gazeta, entre outros. É administradora, mestranda em Empreendedorismo e Negócios pelo BRITO Instituto, tem certificado em Gestão Integrada ESG pela PUC-RJ, em Gestão da Diversidade e Inclusão pelo Instituto Ethos, e em Elaboração e Implementação de Programas de Responsabilidade Social Corporativa pela PUC-RS.
Economista, mestre em desenvolvimento econômico pela Universidade Federal do Paraná e graduada em ciências econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Diretora Operacional do Bandes. Já atuei como Gerente de Ambiente de Negócios do Observatório da Indústria/Findes, como analista econômico na Fiesp e analista de projetos no Sebrae/ES. Possui experiência em gestão de projetos e contratos e em análises e estudos de desenvolvimento econômico, com foco no desenvolvimento regional e na economia do Espírito Santo.
Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória - FDV. Pós-graduada em LL.M Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Pós-graduada "lato sensu" em Direito Ambiental. Pós-graduada "lato sensu" em Direito Penal e Processual Penal. Especialista em Recuperação Judicial e Falências, com formação em Administração Judicial pelo Instituto Brasileiro de Direito da Empresa – IBDE. Curso de extensão em Direito para Startups pela FGV. Exerceu cargos na gestão pública do Estado do Espírito Santo de diretora-presidente da autarquia ambiental e de coordenadora jurídica dos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos. Na gestão municipal, exerceu os cargos de Secretária de Meio Ambiente da Serra e de Subsecretária de Cultura de Vitória. Secretária Geral do Instituto Brasileiro de Direito da Empresa – IBDE. Associada da União Brasileira da Advocacia Ambiental - UBAA.
Atuando há mais de 20 anos em projetos de socioeconomia, foi responsável pela modelagem e implementação do Programa Terra Forte, junto ao Governo Federal, entre 2013 e 2018, voltado à implantação de agroindústrias em assentamentos de reforma agrária, entre inúmeros outros programas.
Com graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA em 1974 e doutorado em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology-MIT em 1983. Foi pesquisador do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Exerceu importantes funções de gestão e coordenação científicas e de política científica. Foi coordenador geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/CPTEC-INPE e criador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre/CCST-INPE e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/CEMADEN-MCTI. Foi cientista chefe do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (Experimento LBA). Foi Alto Conselheiro Científico do Panel on Global Sustainability da ONU. Foi Presidente da CAPES e Secretário de Políticas de P&D do Ministério de CTI. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Global de Ciências e membro estrangeiro da Academia de Ciências dos EUA e da Royal Society da Grã-Bretanha. E o primeiro brasileiro nomeado como Planetary Guardian. Participou de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Em particular, foi um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do IPCC, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz (2007). Recebeu vários Prêmios nacionais e internacionais. É atualmente pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e o Copresidente do Painel Científico para a Amazônia (www.theamazonwewant.org), que produziu a mais rigorosa avaliação científica para a Amazônia e apontou caminhos para um futuro sustentável. É também o proponente do Projeto Amazônia 4.0 (www.amazonia4.org), que busca demonstrar a viabilidade de uma nova bioeconomia de floresta em pé e rios fluindo para a Amazônia, incorporando conhecimento científico e inovações tecnológicas com conhecimentos de povos indígenas e comunidades locais. E também vem propondo a criação do Amazônia Instituto de Tecnologia-AmIT.
Gerente de Compliance & ESG do Clube Atlético Mineiro e Membro do Conselho de Ética da Confederação Brasileira Triathlon. Foi Presidente da Comissão de Compliance da Ordem dos Advogados do Brasil Seção ES - OAB/ES e Subsecretário de Controle Interno e Auditoria do Município de Vitória. Especialista em Compliance e Anticorrupção pela FDV e em Compliance Regulatório pela Penn University. Professor da Especialização em Governança, Gestão de Riscos e Compliance da FDV, Consultor e Palestrante.
Possui MBA em Meio Ambiente e Sustentabilidade e em Governança, Riscos e Compliance e certificação em ESG pela Nova Business School de Lisboa. É membro do Comitê de Conteúdo Qualificado de ESG do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - Ibef/ES.
Advogada especialista em Direito Ambiental, Diretora de Relações Institucionais e Jurídico na New Hope Ecotech e Diretora Presidente do Instituto Giro, ambos pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão social, gestão de políticas públicas, planejamento estratégico e responsabilidade social. Atua como diretor-presidente do Instituto Geração de Recursos Educacionais - IGRE.
Curiosa e engajada, possuo 20 anos de atuação no mercado financeiro, com ênfase em finanças sustentáveis e banking. Possuo expertise em gestão de carteiras de crédito especiais, incluindo microcrédito, financiamentos linhas BNDES e crédito rural. Atualmente, coordeno o time de inovação do Banestes S.A. e sou palestrante e mentora em empreendedorismo feminino, educação financeira e empreendedora, facilitando em projetos de impacto social. Acredito na força transformadora da educação, em que atuo como agente de empoderamento feminino e de cidadania financeira.
Bacharel em Relações Internacionais, especialista em Gestão de Negócios Socioambientais pelo CEATS-USP/IPE, e mestre em Oceanografia Social com ênfase na percepção de comunidades tradicionais sobre os impactos das mudanças climáticas pela UFPA. Atualmente, atua como analista sênior de desenvolvimento e engajamento institucional para a Rare Brasil, organização internacional sem fins lucrativos dedicada ao fortalecimento e desenvolvimento econômico sustentável de comunidades tradicionais costeiro-marinhas amazônicas. Tem se destacado especialmente na condução de um projeto de construção de conhecimento técnico sobre a relevância do carbono azul como ferramenta de mitigação das mudanças climáticas, bem como na criação de oportunidades de projetos de carbono azul para comunidades extrativistas costeiras no Pará, Oiapoque e Cururupu, em parceria com a Conservação Internacional.
Mini CV: Alessandro Rodrigues: Gerente de Projetos e Serviços ESG e Carbon on Track Agrícola no Imaflora. Engenheiro Agrônomo, com Mestrado e Doutorado em Fitotecnia pela ESALQ/USP. Acumula quinze anos de experiência profissional em iniciativas na agropecuária, atuando para promover e valorizar a agropecuária sustentável e de baixo carbono através de projetos, serviços, estudos e envolvimento em sistemas de certificações e verificações como Rainforest Alliance, UTZ Certified; Global G.A.P, FSA SAI Platform; C.A.F.E Practices Starbucks, ELOs/Raízen. Experiência nas cadeias de cacau, café, chá, citros, cana-de-açúcar, coco, guaraná, uva, manga e pecuária.
Head de Educação no Instituto das Pretas, um Laboratório de Inovação e tecnologia social dedicado co-criar e ativar soluções sociais que potencializam futuros com pessoas negras e territórios periféricos. Pós-graduação em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa, além de especializações em Filosofia da Educação e Docência no Ensino Superior.
Professora em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutoranda em Urbanismo Contemporâneo pela mesma instituição. Mestre em Planejamento Urbano (2019) pela FIAM-FAAM Centro Universitário, especialista em Urbanismo Social (2021) pelo Insper e em Habitação e Cidade (2021) pela Escola da Cidade. Desde 2017 é presidente do Fazendinhando, instituto de transformação territorial, socioambiental e cultural que atua em favelas, em especial no lugar em que nasceu e cresceu, premiado em 2021 pelo IAB-SP (Instituto de Arquitetos do Brasil - São Paulo) na categoria de urbanismo, planejamento e cidades e em 2023 com o Prêmio de Responsabilidade Socioambiental da Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo. Eleita uma das 100 mulheres extraordinárias do Brasil pelo livro Rebel Girls, colunista na plataforma Caos Planejado e integrante do elenco CASACOR 2023/2024. Premiada em 2023 pelo CAU-BRASIL pela relevante trajetória pautada na democratização do acesso à arquitetura e urbanismo para a populações em situação de vulnerabilidade social, no mesmo ano, recebeu o prêmio Especial Veja SP pelo Espaço Motirõ na CASACOR-SP.
Mulher preta, casada, mãe da adolescente Maria Luísa e cuidadora de duas gatas! Capixaba, moradora atual em Fortaleza/CE. Experiência com Direito Imobiliário, fez uma mudança de carreira para seguir um propósito de vida, dedicando tempo e estudo em DE&I. Trabalha com projetos, ações e é palestrante sobre o tema.
Bióloga e Mestre em Ecologia. Atua como Consultora de sustentabilidade, auxiliando organizações a desenvolverem estratégias eficientes de engajamento para o desenvolvimento sustentável integrado ao ESG. Atual Diretora de Divulgação Científica na Ambiafro, na qual promove a oferta de conhecimento através de projetos que englobam a população negra como centro da pauta em questões climáticas e ambientais. Colaboradora das atividades socioambientais da Casa da Barra, no Norte do Espírito Santo. Sendo uma mulher em constante movimento, o compartilhamento de conhecimento é um pilar da sua construção profissional, através da comunicação, sempre aberta a novas propostas, visões e ideias.
Comercialização (trading) de Energia Elétrica; Gestão e Representação de Consumidores Livres (back, middle and front office); Consultoria em Energia; Normatização e Regulação nos ambientes ACR e ACL (Regulado e Livre); Relacionamento com grandes clientes; Processos comerciais; Projetos e obras em redes de distribuição; Operação do Sistema elétrico de distribuição; Participação em projetos de desenvolvimento e implantação de novas tecnologias para operação do sistema elétrico. Desenvolvimento e aplicação de treinamentos técnicos na área de operação do sistema elétrico. Formação em direito, engenharia elétrica e finanças.
Experiência em gestão de programas e projetos no setor público, desenvolvimento regional, planejamento estratégico, professor de administração e ciências contábeis e empreendedor na área de reflorestamento para a indústria de papel e celulose e siderúrgica.
Fernando Assanti é jornalista, especialista em Economia e Meio Ambiente, com MBA em Gestão de Negócios de Impacto Social e Mestre em Administração. Atualmente é presidente do Instituto Selo Social, organização da sociedade civil com sede em Santa Catarina e atuação nacional, que trabalha para a territorialização e o avanço da Agenda 2030 no país.
Sami (ele/dele), capixaba, transmasculino e bissexual, com atuação no mercado há mais de 10 anos, atualmente ocupa uma posição técnica global em uma multinacional e já passou por indústrias, startups e organizações do terceiro setor. Caminha com direitos humanos desde o começo de sua formação acadêmica, transitando por áreas sociais e impactando diretamente populações em situação de violência. Além disso, atua como Consultor e Palestrante independente conduzindo palestras, workshops e projetos estratégicos de DE&I e RH Generalista.
Sócia e liderança das operações da América Latina da Systemiq, organização focada em acelerar mudanças sistêmicas, e cofundadora da Aya Earth Partners, uma coalizão global com foco em acelerar a transição para uma economia regenerativa. Ex-Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, é formada em Administração pela FEA-USP, com mestrado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School e MBA pelo Insead. Patricia foi presidente da Optum no Brasil, empresa de tecnologia em saúde do United Health, e é ex-sócia da McKinsey & Company. Foi professora de Liderança e Inovação Digital no Mestrado em Liderança e Gestão, no Centro de Liderança Pública. É cofundadora do Movimento Agora e foi nomeada Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial em 2016.
Alex Matilha é graduado em Engenharia Química, com pós-graduação em Gestão de Negócios. Possui mais de 20 anos de experiência no setor industrial. É Gerente Geral de Inovação e Estratégia Industrial da ArcelorMittal Aços Planos.
Rodrigo Araújo tem 25 anos de experiência na indústria minero-metalúrgica, atuando em diversas áreas como operação, engenharia, controle de qualidade, projetos, pesquisa & desenvolvimento, e gestão econômica. Atualmente, Rodrigo é líder do time responsável pela prototipação e escalonamento das tecnologias de descarbonização e eficiência energética da Vale. Lidera também as equipes de gestão de mudança, riscos e prontidão operacional dos projetos de descarbonização de toda a cadeia produtiva de minério de ferro da empresa. Já atuou durante três anos como CEO da unidade da Vale na Malásia. É engenheiro metalurgista formado pela Escola de Minas de Ouro Preto/UFOP, com pós-graduação em Engenharia de Produção pela UFES, MBA pela Fundação Dom Cabral e especializações no MIT e no IMD.
Meteorologista e especialista em Gestão em Recursos Hídricos. Atuo como pesquisador e Coordenador de Meteorologia no Incaper. Com vasta experiência em áreas como meteorologia sinótica, climatologia e agrometeorologia, integro a equipe responsável pela previsão do tempo no Espírito Santo. Além disso, contribuo como membro da equipe de autoria do Mapa do Monitor de Secas pela ANA e representante suplente do Incaper no Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas. Também tenho a satisfação de ser um dos líderes da Realidade Climática no Espírito Santo e membro da Associação Catarinense de Meteorologistas.
Mestre em marketing de serviços e planejamento estratégico. Jornalista e Economista. Certificada internacional em gestão de riscos (ISO 31000 e COSO), ferramentas de avaliação de riscos (ISO 31010), Auditoria de Sistemas de Gestão (ISO 19011), governança corporativa em empresas públicas (Lei 13.303), Compliance (ISO 19600 e certificação como Auditora Líder em Sistemas de Gestão Antissuborno- ISO 37001), Auditoria e Controles Internos (Modelo IACM). Mais de 20 anos de experiência em due dilligence. Domínio de modelo econométrico de regressão simples e múltipla de predição de insolvência de empresas- Z-Score de Altman (base de dados-balanço patrimonial e DRE), utilizado em due dilligence para fins de aquisições e fusões, fundos investidores, instituições financeiras. Profundo conhecimento dos frameworks e padrões internacionais de reporte e equivalência de padrões para relatórios financeiros em sustentabilidade: IFRS, TNFD, TCFD, SASB, GRI, IFRS/IASB, CDP, CDSB e IR. Especialista em projetos de pagamento por serviços ambientais e em valoração econômica de ativos e passivos ambientais. Professora dos MBAs em Sustentabilidade do Senai-Cimatec (BA) nas disciplinas de gestão de riscos e economia regenerativa e na Trevisan Escola de Negócios nas disciplinas de critério para aferição de sustentabilidade, construção da matriz de riscos para decisões estratégicas e de investimento; análise setorial e sustentabilidade como valor para o investidor. Gerente de ESG da 2Tree Ambiental Membro do Conselho Fiscal da Eletrobras (até o momento) e Eternit SA 2021/2022 e 2022/2023. Membro do Conselho Diretor do FSC Brasil 2022/2023.
Coautora dos Livros “ESG: O Cisne Verde e o Capitalismo de Stakeholder: A Tríade Regenerativa do Futuro Global” (RT) e “Manual de Compliance” (ARC), O Futuro é das chics: como construir agora as cidades humanas, inteligentes, criativas e sustentáveis (IBCIHS, 2020), dentre outros. Consultora ESG da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e do Instituto Brasileiro de Cidades Inteligentes Humanas, Criativas e Sustentáveis – IBCHICS. Foi coordenadora do Curso de Pós-graduação e Governança, Gestão de Riscos e Compliance da FDV (2019-2023) e coordenadora Regional do Compliance Women Committee – CWC (2017-2023). Embaixadora do Instituto Capitalismo Consciente. Professora de direito ambiental, direito urbanístico, compliance ambiental e Governança ESG nos cursos de pós-graduação na Faculdade de Direito de Vitória – FDV e de Compliance Ambiental na Pós em ESG - PUC/MG. Procuradora do Município de Vitória com 20 anos de atuação e atual Vice-presidente da APROVI - Associação dos Procuradores do Município de Vitória. Mãe da Amanda (20) e da Ana Clara (17).
Autor da Obra: COMPLIANCE – Ética e Transparência como Caminho (traduzida para o inglês com o título “Ethics & Transparency – A Path to Compliance).
Advogada especializada em compliance e regulatório estratégico, com atuação voltada para os aspectos jurídico-legais das normas de equidade de gênero para empresas em seus ambientes regulados. Foco em regulação nas pautas ESG, em especial no pilar da GOVERNANÇA SOCIAL, DIREITO DA DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO. Uso da Análise Econômica e Social do Direito da Diversidade para estudos de dados das operações de cada negócio, leis e decisões judiciais para compreender, defender e impulsionar os avanços da equidade entre pessoas nas organizações. A EDUCAÇÃO e a LITERATURA como instrumentos capazes de treinar os olhares para a lupa de gênero, me dedico à academia como PROFESSORA do Ibmec (DF, Faria Lima/SP e Paulista/SP), à frente das disciplinas de “ESG e Compliance Aplicado” e “Governança Corporativa”, nos cursos LLM de Direito Societário e Mercado de Capitais; MBA em ESG, MBA Master Compliance e Gestão e Negócios. Colunista jurídica do Movimento Mulher 360 (MM360).
A conferência visa fazer de assuntos latentes da atualidade um ambiente em que, cada vez mais pessoas possam transitar através do conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável e a construção de futuro prudente para nosso planeta abordando pautas como:
O Sustentabilidade Brasil surgiu da sucessão do já consagrado Sustentabilidade Capixaba que em três edições (2021, 2022 e 2023) retomou os grandes encontros do setor, sob a perspectiva de construção coletiva, conectando pessoas, negócios, poder público, academia, organizações sociais, e claro, meio ambiente.
O Espírito Santo se prepara para receber a maior conferência do Brasil de sustentabilidade. Por meio do seu governador, o estado ocupa hoje a presidência do Consórcio Interestadual sobre o Clima, o Consórcio Brasil Verde. Renato Casagrande tem um histórico de liderança nas questões climáticas no país desde seus tempos de senador e já participou de inúmeras reuniões da cúpula do clima em várias partes do planeta. O estado assume esse protagonismo e quer mostrar para o Brasil e para o mundo o que tem feito como parte do esforço global para alcançar as metas do Acordo de Paris, abrindo as portas para setores produtivos e sociedade civil apresentarem seus programas e projetos sustentáveis.
No Pavilhão de Carapina (Carapina Centro de Eventos) - Serra, na Região Metropolitana de Vitória, Espírito Santo.
24 (seg)
25 (ter) a 27 (qui) - 9 às 19h
28 (sex)
Se você quer levar uma caravana ou escola, lançar um livro, levar sua ONG ou indicar um palestrante, deixe seu contato e vamos juntos realizar a maior conferência nacional de sustentabilidade