Sustentabilidade Brasil Sustentabilidade Brasil

Chuvas Extremas: ES decreta situação de emergência; saiba como ajudar

Nas últimas horas, chuvas afetaram pelo menos 20 cidades e desabrigam mais de 1200 no sul do estado. Grupos e instituições fazem mutirão de arrecadação, procure a mais próxima de você.

Chuvas extremas transformam ruas em rios no ES
Foto: Inácio Daróz - Defesa Civil -

Diante da tendência dos últimos acontecimentos climáticos intensos, após o calor super acentuado foi a vez das chuvas extremas atingirem o estado do Espírito Santo. Desde a última sexta-feira (22) até a manhã deste sábado (23), a região sul capixaba enfrentou um forte temporal que atingiu milhares de famílias.

Pela manhã de hoje, a Defesa Civil do estado divulgou um boletim extraordinário confirmando deslizamentos, enxurradas generalizadas e alagamentos avassaladores. Com vítimas fatais confirmadas, as cidades mais atingidas foram Vargem Alta, Guaçuí, Alfredo Chaves e Mimoso do Sul.

Até a hora do almoço, a cidade de Bom Jesus do Norte, na divisa com o estado do Rio de Janeiro, acumulou o maior volume de chuva do estado em um dia. Neste cenário, os níveis pluviométricos chegaram a 304,2 milímetros (mm). Esse valores equivalem a uma média de 304 litros a cada metro quadrado do município.

Chuvas extremas alagam ruas no sul capixaba
Foto: Divulgação

Chuvas extremas e devastadoras

Em imagens amadoras -feitas pelas próprias vítimas moradoras das regiões-, é possível visualizar a água atingindo um nível superior a 3 metros de altura, o que significa que ultrapassavam os tetos das casas. Além disso, também mostra não apenas carros como caminhões e veículos de grande porte sendo encobertos e levados pela enxurrada, entre as ruas que viraram verdadeiros rios.

Conforme os órgãos públicas, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo ainda estão mobilizadas para atender os municípios mais atingidos. Desta forma, seguem operando em alerta máximo em busca de diminuir os danos causados e atender famílias e desabrigados da forma mais rápida e eficiente possível.

O governador do estado, Renato Casagrande, anunciou a publicação de um decreto de situação de emergência e reiterou que, agora, a maior prioridade de todos os esforços públicos é assistir as vítimas e atender os mais prejudicados.

Afetados pela inundação
Foto: Defesa Civil de Alegre

Como ajudar?

Governo estadual e municipais organizam mutirões imediatos de arrecadações. Dentre os itens mais necessitados que você pode doar estão produtos de limpeza e higiene pessoais, roupas em bom estado, cobertores, e principalmente água mineral. Para além dos itens, grupos e instituições filantrópicos pedem por ajuda em doações monetárias para que a corrente possa alcançar todo o país. O Sustentabilidade Brasil apoia e disponibiliza, em anexo, algumas delas.

Problemática nacional

Diante dos últimos acontecimentos acentuados e extremos fica, cada vez mais, evidente as latentes questões climáticas que, não apenas o Brasil, mas o mundo vem enfrentando. Temperaturas fora do comum, termômetros batendo recordes, estações pouco a pouco menos definidas, chuvas e tempestades desproporcionais escancaram o exponencial desequilíbrio que a Terra vem evidenciando. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, apenas 2 em cada 10 cidades brasileiras estão preparadas para mudanças climáticas. Dia pós o outro o mundo sente na pele o chamado do planeta para a atual realidade e de um previsto futuro, caso as nações não revejam as prioridades de políticas e ações públicas.

Governo do estado do ES
Coletiva de imprensa Governador do ES, Renato Casagrande – Foto: Divulgação
Sustentabilidade Brasil Sustentabilidade Brasil