Representantes da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participaram ativamente do evento #ConexiónVerde+, em Belém, no Pará, onde foram discutidas experiências e inovações em sustentabilidade, com foco no cumprimento do regulamento europeu de produtos livres de desmatamento.
O encontro, uma iniciativa da União Europeia, por meio do programa AL-INVEST Verde, reuniu líderes empresariais, representantes governamentais e especialistas de diferentes países da América Latina e da União Europeia.
Leia também: Defesa Civil Alerta entra em operação nos estados do Sul e Sudeste
Em um painel dedicado ao tema, a convite, o Estado apresentou os desafios e suas estratégias para aproveitar as oportunidades do Pacto Verde Europeu, destacando iniciativas como o mapeamento das cadeias produtivas de cacau, café e floresta, que será realizado com investimentos europeus.
“O Espírito Santo tem investido fortemente na sustentabilidade das cadeias produtivas, atendendo às exigências do mercado europeu e de outros grandes consumidores, A participação no painel foi fundamental para mostrarmos ao mundo o nosso compromisso com práticas sustentáveis e atrair investimentos para o Estado”, afirmou o subsecretário de Desenvolvimento Econômico da Seag, Michel Tesh.
A participação do Espírito Santo no evento demonstra o alinhamento das políticas públicas do Estado com as diretrizes das principais iniciativas mundiais voltadas para a sustentabilidade, como o Pacto Verde Europeu e a busca por soluções inovadoras para ampliar os mercados para os produtos do agronegócio capixaba. A parceria com o programa AL-INVEST Verde, que financia projetos na América Latina e no Caribe, tem sido fundamental para o desenvolvimento de iniciativas como o mapeamento das cadeias produtivas e a implantação da plataforma de Selo Verde no ES, importante para verificação de conformidade com o regulamento europeu de produtos livres de desmatamento.
Delegação do Espírito Santo
A delegação do Espírito Santo também aproveitou a oportunidade para convidar uma comitiva internacional para visitar o Estado e conhecer de perto as práticas sustentáveis implementadas nas propriedades rurais. A visita, que acontecerá a partir desta sexta-feira (06), permitirá que os representantes estrangeiros compreendam como os regulamentos europeus podem ser aplicados na prática no Brasil.
Michel Tesch ressaltou a importância de construir confiança nas relações comerciais e de estabelecer um diálogo aberto com os países da União Europeia para discutir a implementação das novas regras de forma justa e transparente. “Precisamos mostrar o que estamos fazendo para que eles entendam e aí sim estabelecer os procedimentos necessários para comprovar a nossa sustentabilidade para os consumidores europeus”, afirmou.
Sobre o Pacto Verde Europeu
O Pacto Verde Europeu é uma iniciativa da União Europeia que visa alcançar a neutralidade climática até 2050. O programa prevê investimentos em diversas áreas, como energias renováveis, agricultura sustentável e economia circular.
Sobre o Programa AL-INVEST Verde
O programa é financiado pela Comissão Europeia e tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina. O programa apoia a transição para uma economia com baixo teor de carbono e mais circular, incentivando a adoção de práticas sustentáveis pelas empresas e instituições públicas.
Fonte: Governo do ES
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui