Pesquisar
Empresa cearense se destaca em defesa da sustentabilidade

Sustentabilidade


14/6/2017

Não existe um referencial LEED próprio para edifícios residenciais multi-pavimentos, o que dificulta a implementação da certificação nesta área. Alexandre Mourão, Diretor Técnico da C. Rolim Engenharia
O empreendimento Paço das Águas, é a primeira edificação vertical residencial do Brasil a receber a certificação internacional LEED. Certificacão internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), outorgada pelo U.S. Green Building Council (USGBC).



Certificação LEED

O Paço das Águas é um residencial com 66 unidades (151 m2 e 167 m2), localizado no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza (CE) e vem se consolidando um verdadeiro caso de sucesso para a construtora. O empreendimento já havia sido registrado e pré-certificado em 2010, sob a versão v2009 e referencial Core&Shell (referente à tipologia da construção e que avalia principalmente as áreas comuns e envoltória do prédio).
O Presidente da C. Rolim Engenharia, Pio Rodrigues Neto, esclarece que a almejada certificação foi fruto de quatro anos de trabalho da equipe de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da construtora e do investimento em equipamentos para as áreas de uso comum que refletem positivamente no cotidiano de todos os moradores.
Este referencial de edificação verde (também conhecido internacionalmente como green buildings) possui ramificações que se adequam às mais diversas tipologias construtivas: hospitais, escolas, escritórios comerciais, lojas de varejo, entre outras, sendo já bastante disseminado no Brasil, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. “No entanto, quando se trata de edificações verticais residenciais, uma vez que o padrão norte-americano é diferente do padrão brasileiro de habitação, não existe um referencial LEED próprio para edifícios residenciais multi-pavimentos, o que dificulta a implementação da certificação nesta área, fundamentado pelo baixo registro de projetos LEED de construções desta tipologia no nosso país”, explica Alexandre Mourão, Diretor Técnico da C. Rolim Engenharia.
Desta forma, além da barreira linguística da certificação (uma vez que todas as fontes de pesquisa são em inglês), a equipe de Pesquisa & Desenvolvimento da C. Rolim Engenharia ainda precisou adaptar um referencial usualmente utilizado em edificações comerciais para o Paço das Águas, o que culminou na primeira certificação do país nesta tipologia de construção.

www.contato@frentesparlamentares.com.br
(61) 99357-4803



fonte: www.crolim.com.br

Marcas da Sustentabilidade