Pesquisar
Audiência analisa endividamento de produtores rurais do semiárido

Agropecuária


6/6/2017

Para o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), mesmo com renegociação das dívidas dos produtores rurais do semiárido brasileiro, o quadro dos agricultores ainda é grave
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural discute hoje a situação da renegociação das dívidas dos produtores rurais atingidos pela estiagem na região Nordeste.
O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que pediu a realização do debate, afirma que, apesar da edição de decretos e medidas provisórias, nos últimos anos, para renegociação das dívidas dos produtores rurais do semiárido brasileiro, o quadro dos agricultores ainda é grave.
O Nordeste sofre com a pior estiagem dos últimos cem anos, com um período de seca que se iniciou em 2012 e que, segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios, já afetou 33,4 milhões de pessoas.
“Segundo os dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, as previsões são de uma quadra invernosa abaixo da média, o que agrava a situação dos produtores endividados, haja vista a perspectiva de uma safra insuficiente para gerar recursos que possam vir a saldar as dívidas existentes”, alerta o parlamentar.

Debatedores

Foram convidados para discutir o assunto:
- o secretário-adjunto de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Fazenda, Ivandré Montiel da Silva;
- o superintendente de Administração e Recuperação de Créditos do Banco do Nordeste (BNB), Zerbini Guerra de Medeiros;
- o superintendente Nacional de Agronegócio da Caixa Econômica Federal, Ricardo Rios;;
- o representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) José Ramos Torres de Melo Filho;
- o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Mário Antônio Pereira Borba; e
- o gerente executivo da Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil, Alvaro Schwerz Tosetto.


www.contato@sustentabilidadebrasil.com.br
(61) 99357-4803



fonte: Câmara Notícias

Marcas da Sustentabilidade