Pesquisar
Frente parlamentar das Energias Renováveis será relançada nesta quarta

Meio Ambiente


28/3/2017

Segundo o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PV-SP), o objetivo da frente é inserir, na agenda política, temas fundamentais para o desenvolvimento do setor elétrico
A Câmara dos Deputados relança, nesta quarta-feira (29), a partir das 9h, a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Energias Renováveis, Eficiência Energética e Portabilidade da Conta de Luz. Composta por 202 deputados federais e 7 senadores, a frente conta com a participação das entidades do setor que defendem as fontes alternativas de energia.
A frente parlamentar é coordenada pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PV-SP). Segundo ele, o objetivo da frente é inserir, na agenda política, temas fundamentais para o desenvolvimento do setor elétrico.
O parlamentar lembrou que tramita na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, respectivamente, o Projeto de Lei 1917/15 e o Projeto de Lei do Senado 232/16. Ambos promovem alterações no modelo comercial do setor elétrico e asseguram a portabilidade da conta de luz a todos os brasileiros em 2023.
“Além do inalienável direito de escolha do seu fornecedor de energia, as mudanças propostas incentivam o uso de fontes renováveis de energia e criam uma nova figura no setor elétrico: o “prosumidor”, isto é, o consumidor que produz a sua própria energia”, destacou Thame.

Mercado livre
Em 2016, 64% da energia elétrica proveniente de usinas de biomassa e 74% da energia das pequenas centrais hidrelétricas foram comercializadas livremente.
Mendes Thame ressaltou ainda que o país promove não só a expansão de uma matriz elétrica limpa e renovável, como as condições mais competitivas para empresas nacionais que, por meio do mercado livre, têm reduzido as contas de luz em média, de 20%.
O relançamento da frente terá a participação do Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal Centro-Oeste, Fernando Brites; do Presidente da FIESP (RN), Amaro Sales de Araújo; entre outros importantes representantes do setor elétrico.
A cerimônia ocorre no auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados.

www.sustentabilidadebrasil.com.br
(61) 99357-4803




fonte: Reportagem: José Henrique - Assessor de imprensa

Marcas da Sustentabilidade