Pesquisar
8º FORUM INTERNACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

12 a 14 de junho de 2017 – UTFPR-Curitiba


5/1/2017

8º Forum Internacional de Resíduos Sólidos – 2017
Quem vive em cidades nem sempre se dá conta que as suas opções no dia-a-dia, aquilo que consome, os resíduos que gera, comprometem a capacidade do planeta Terra de repor todos os materiais, energias e comodidades necessárias para sustentar os seus habitantes e suas dinâmicas.

O 8º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos objetiva difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos, provocando uma
reflexão, que leve a uma consciência das suas consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída.

FORMATO E TEMAS

O modelo que se mantém desde a sua primeira edição é sob a forma de conferências e de painéis, entremeados de intervalo - “café e prosa” - tendo, ao final, espaço reservado a questionamentos por parte do público aos palestrantes; apresentações de trabalhos científicos, na forma oral e de pôsteres; exposição de casos e debates. Todas essas atividades, por diferentes aspectos, abordam um tema em comum que são os resíduos sólidos e os recursos hídricos.

TÓPICOS

■ Panorama da Gestão de Resíduos Sólidos na América Latina e Caribe
■ Disposição de Resíduos Sólidos e Qualidade dos Recursos Hídricos
■ Consórcio público e parceria público privada: Ferramenta para soluções em resíduos sólidos
■ Logística Reversa no Brasil: Cenário Atual e Futuro
■ Sustentabilidade Humana nas Cidades, Consumo Consciente e Responsabilidade Social
■ A Educação Ambiental no contexto das mudanças curriculares no ensino fundamental e médio
■ Coleta Seletiva: desafios e oportunidades
■ As mudanças no licenciamento ambiental no estado e em nível federal
■ Produção mais Limpa como ferramenta ambiental para valorização de coprodutos

Os palestrantes constituem-se em selecionado grupo de autoridades acadêmicas e científicas, nas suas respectivas áreas, além de empresários e representantes de empresas
com destacada atividade na área dos resíduos sólidos.

PÚBLICO ALVO


O evento dirige-se a profissionais de áreas relacionadas com o meio ambiente e gestão pública, tais como engenheiros e gestores ambientais, biólogos, engenheiros civis, de energia, químicos, agronômicos, alimentos, de materiais, entre outros, arquitetos, advogados, gestores públicos e empresários em atividades ligadas à gestão de resíduos sólidos. Também pesquisadores e acadêmicos marcam expressiva presença.



fonte: Site: www.firs.institutoventuri.prg.br

Marcas da Sustentabilidade