Pesquisar
Deputado Carlos Gaguim, um destemido e incansável defensor do meio ambiente

22/11/2016

Para não deixar qualquer dúvida sobre a luta de Carlos Gaguim em prol das causas do meio ambiente, aqui estão citados alguns dos projetos de sua autoria em favor do desenvolvimento sustentável do Brasil
O deputado federal Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), tem como uma de bandeiras de atuação na Câmara dos Deputados, a preservação do meio ambiente o que já lhe rendeu reconhecimento por proteger as áreas de proteção ambiental no Estado do Tocantins. Atualmente, o parlamentar participa da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas-CMMC do Congresso Nacional, e está atuando ativamente em busca de soluções para o desenvolvimento sustentável do seu estado e do país.
Ex-governador do Estado, Carlos Gaguim defende a ideia de que o Brasil precisa aprender a impor seus limites, buscando o desenvolvimento sustentável, sem acabar com a biodiversidade e com a vida. "A discussão entre conservação do meio ambiente e desenvolvimento não é um contrassenso. Ainda que na prática tenha que ser superada, não é possível lutar pelo desenvolvimento sem promover a conservação ambiental. Na verdade as duas questões devem ser somadas para um objetivo comum", declarou o deputado.

Na Câmara do Deputados, Carlos Gaguim, em seu primeiro mandato já tem diversos Projetos de lei que visam desenvolver ações sustentáveis em prol do meio ambiente e da mobilidade urbana nas cidades brasileiras. O projeto de lei 2456/15, por exemplo, criará o programa de incentivo à geração de energia elétrica a partir de Fonte Solar – PIES, possibilitando o financiamento para compra dos painéis solares junto às distribuidoras de energia, em processo simplificado e com pagamento nas próprias contas de luz. Outro projeto inovador do parlamentar é o projeto de lei 3412/15, que criará incentivos fiscais para produção de veículos elétricos ou híbridos e para instalação de pontos de abastecimento de energia promovendo a produção de energia limpa.

O deputado defende a necessidade de melhoria das condições ambientais das cidades, por isso, ele acredita ser importante oferecer incentivos fiscais para estimular a produção de veículos não poluentes.

Gaguim preocupado com a preservação de áreas ambientais do Tocantins, também, apresentou a criação de dois fundos para desenvolver a proteção dos biomas do Jalapão e do Cantão. Os PLs têm por finalidade disseminar e preservar a cultura do Jalapão e do Cantão, assim como promover o desenvolvimento sustentável dessas regiões, uma vez que esses espaços possuem uma grande capacidade para o turismo, contando com uma cultura rica, engrandecida pela beleza de seus produtos únicos e de seu folclore.

Na tentativa de incentivar o uso das bicicletas como meio de transporte regular nas cidades com a previsão de um percentual de ciclovias nas vias urbanas, o deputado fez o PL 3556/15 criando mecanismos no sentido de se priorizar os modos de transportes não motorizados de acordo com a lei nº 12.587/2012 – Lei da Mobilidade Urbana.

Estimular sua adoção trará efeitos extremamente positivos sobre o meio ambiente, por reduzir as emissões de gases que contribuem com o efeito estufa, e sobre a saúde pública, por representar uma forma de combate ao sedentarismo e seus males.

Criando uma ação conjunta, o parlamentar fez o PL 2457/15, que obrigará a instalação de bicicletários nos órgãos públicos, além de banheiros com duchas, guarda volumes e vestiários. Os órgãos e entidades da Administração Pública deverão instalar bicicletários no interior de seus estacionamentos e ficarão responsáveis pela guarda e vigilância das bicicletas, além de oferecer aos ciclistas banheiros com duchas, guarda-volumes e vestiário, diz o projeto.

Ciente que esses 2 primeiros anos de mandatos foi produtivos e na busca de consolidar as ações proativas de fomento as diversas áreas do desenvolvimento sustentável, Carlos Henrique Gaguim espera consolidar suas ações, tanto no parlamento quanto na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros.



fonte: http://sustentabilidadebrasil.com

Marcas da Sustentabilidade