Pesquisar
Turismo em debate: Turismo sustentável

(Republicação*)


14/7/2016
Sustentabilidade! Essa palavra tão utilizada nos dias de hoje também pode ser utilizada no turismo, praticando o turismo sustentável. Afinal será que somos econômicos com o planeta enquanto viajamos?

Entendo que o turismo está bem em termos de sustentabilidade. Tem como melhorar? Tem! Mas está muito mais avançado do que outras prestações de serviços. E nem vamos comparar com as indústrias muito mais poluentes.

Ações de turismo sustentável
Em minhas viagens presenciei algumas ações de empresas do meio turístico visando a sustentabilidade, como:

- Encontrar colado cartazes nos banheiros de hotéis e pousadas informando do desperdício de água
- Incentivo para utilizar a mesma toalha 2 vezes antes de mandar para lavar
- Quartos com cartão magnético em que ao sair apagam-se todas as luzes
- Não utilizar mais do que 2 folhas de papel na hora de enxugar a mão em ambientes públicos.
- Bicicletas para locomoção pelas cidades turísticas ao invés de carros
- Incentivo ao uso de transporte público
- Caronas solidárias
- Entre outras…

Também já conheci empresas de venda de pacotes de viagens que na hora de pagar pede se o cliente deseja contribuir com 5% do valor da passagem para utilizar como créditos de carbono. Ou seja, a cada R$ 1,00 pago são R$ 0,05 destinados para plantio de árvores e outras ações de reflorestamento visando o bem do planeta. É uma ação simples, mas que ajuda a conscientizar a população.

Por que existem ações no turismo sustentável
Entendo que a sustentabilidade no turismo se deve mais a necessidade do que a vontade. Afinal, o meio turístico sabe da importância de manter seus ambientes naturais preservados para atrair os turistas. Alguém gosta de visitar lugares feios, sujos, com cheiro? Ninguém visitaria um lugar assim.

Turismo sustentável
Já tivemos casos de cidades que ficaram dessa forma após indústrias grandes se instalarem na região. Exemplo são cidades em que se instalaram petroquímicas ou mineradoras. A devastação de empresas como essas são muito grandes ao ambiente. Temos de cobrar dessas empresas maiores investimentos em sustentabilidade. Não tem de ser opcional, tem de ser obrigatório.

Finalizando
Para finalizar, infelizmente só vamos cuidar mais do nosso planeta quando houver uma real necessidade ou se houver algum retorno financeiro por trás daquela ação.
Por isso vamos fazer a diferença. Prefira escolher empresas do mundo do turismo que tenham ações sociais e de sustentabilidade do que aquelas que não tem. Já estaremos fazendo a nossa parte!



fonte: *Texto de Thiago César Busarello, do blog Vida de Turista, publicado em julho de 2012, por ser um te

Marcas da Sustentabilidade